Domingo, 19 de janeiro de 2020

ECONOMIA

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia mais de 100 produtores da agricultura familiar de Porto Velho

25 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A variedade de produtos e a qualidade são consideradas pela equipe organizadora

Na manhã desta terça-feira (25), 150 toneladas de alimentos produzidos pelas famílias da agricultura familiar, cadastradas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), foram comercializados através de recurso federal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e executado pela Emater, um valor de R$ 150 mil.

Segundo Ivonete Azevedo, coordenadora do PAA na entidade autárquica, o recurso foi repassado em maio deste ano, e a comercialização está acontecendo conforme a produção e colheita dos produtores. “Ainda teremos outro evento para fechar o valor, que deve ser organizado daqui a uns 15 dias, gerando uma renda de R$ 1.200 a R$ 1.500 para cada produtor”.

O PAA promove renda e o desenvolvimento da agricultura familiar

O programa federal alcança nesta comercialização a 115 produtores e agroindústrias cadastrados, e os alimentos serão distribuídos – pelo Programa Mesa Brasil e Centros Municipais de Referência de Assistência Social (Cras) – para 42 entidades carentes e cerca de 3 mil famílias em condições de vulnerabilidade.

São hortaliças, legumes e frutas, ovos, polpas e até cocadas que abastecem a mesa dos que precisam, promovendo ainda a renda e o desenvolvimento da agricultura familiar em Porto Velho. O evento aconteceu no espaço da Associação dos Servidores da Emater (Asser), na capital, com a presença de representantes e responsáveis da Seagri, Mesa Brasil, Emater e todos os produtores envolvidos na comercialização. “Buscamos sempre produtos de qualidade, que possam beneficiar as famílias e entidades e dar ainda mais credibilidade ao que é produzido na nossa agricultura familiar”, completou Ivonete.

O presidente da Emater, Luciano Brandão, lembrou que em todo o estado são mais de 2.500 produtores rurais cadastrados e que com o lançamento do PAA estadual, determinação do governador Marcos Rocha, agora será possível ampliar ainda mais o atendimento, com um pacote inicial de R$ 300 mil a serem investidos. “Agora a execução do PAA será repassada às prefeituras municipais, para que o trabalho de extensão rural, que é o principal da Emater, seja melhor realizado com o atendimento técnico aos produtores”.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Regularização fundiária rural, criação de Ceasa e PAA de Rondônia são debatidos em Brasília

Povo Paiter-Suruí visita Emater-RO e pede acesso ao PAA

Nova Mamoré sai na frente nas compras institucionais com produtos da agricultura familiar