Governo de Rondônia
16/04/2024

PREVENÇÃO

Programa de combate ao consumo de álcool e outras drogas é lançado no Espaço Alternativo em Porto Velho

21 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Famílias receberam material informativo

Famílias receberam material informativo

Os caminhos que levam às drogas, lícitas ou ilícitas, são muitos. Encontrar um caminho para deixar o vício e voltar a ter qualidade de vida, não pode ser apenas do dependente e de sua família, o problema é de todos. Com esse foco, a Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad) iniciou no sábado (19), às 17h, no Espaço Alternativo, em Porto Velho, o programa ‘Acordar! Drogas, um problema de todos’, que busca parcerias com órgãos federais e estaduais, além de igrejas, associações comunitárias, empresas e entidades do terceiro setor envolvidas na solução do problema das drogas.

Com vasto material gráfico, pessoal capacitado e apoio de diversos órgãos de estado e da sociedade civil, a Sepoad pretende enfrentar o uso de entorpecentes em todos os bairros da Capital e em seguida estender a ação aos outros 51 municípios de Rondônia.

“Temos todo tipo de dificuldade a enfrentar no combate às drogas, pois estamos em uma das principais rotas de distribuição, e somos vizinhos de um dos países produtores”, disse o superintendente Waldo Alves.

Uma das recomendações feitas pela psicóloga Ana Carolina Assunção, gerente de prevenção às drogas da Sepoad, é a adoção de um esporte ou exercício físico, pois quando o corpo está bem, as respostas emocionais são mais positivas. Mas a psicóloga adverte para o uso de anabolizantes. “O culto ao corpo, por vezes, leva as pessoas a tomarem esteroides a fim de definir a musculatura, porém, as consequências são devastadoras, podendo levar a doenças irreversíveis e à morte precoce”, argumentou.

A advogada Antônia Acioli, frequentadora do Espaço Alternativo, concorda com o tema da campanha ‘Acordar’. “É um problema complexo e tem que ser enfrentado caso a caso. Não tenho uma solução, mas sei que algo tem que ser feito com urgência, e esta campanha é um bom primeiro passo. Contem com a minha participação”, afirmou.

A campanha ‘Acolha seu filho, antes que as drogas o adotem’ foi um dos primeiros passos da então Superintendência de Estado da Paz (Sepaz), hoje Sepoad, rumo ao enfrentamento do uso de entorpecentes, lícitos ou ilícitos, e teve grande acolhida pela população.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Segurança, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo