Governo de Rondônia
26/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Programa de prestação voluntária de serviços administrativos da Secretaria de Segurança contrata 136 novos jovens para trabalhar no estado de Rondônia

13 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Secretario de segurança, coronel José Hélio Cysneiros Pachá

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na quinta-feira (12), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a solenidade de encerramento do curso de formação de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos (PVSA).

“Neste dia, celebramos o fim de uma etapa com o término do nosso curso. Começamos a nossa caminhada com honra, satisfação e responsabilidade. Compartilho com todos aqui, a alegria deste momento. Vou trabalhar com energia, honestidade e lealdade às instituições da segurança pública do estado de Rondônia,” pontuou o advogado André Alef Carvalho Lima, que foi orador da turma.

Abrindo novas oportunidades de emprego, a Sesdec pretende, além de oferecer crescimento profissional aos jovens de Rondônia, mostrar que com disciplina é possível vencer cada etapa imposta pela vida.

O primeiro processo seletivo, ocorreu em 2017. Porto Velho teve 72 prestadores voluntários de serviços administrativos (PVSA), atuando na PM e Corpo de Bombeiro Militar.

André Alef Carvalho Lima foi o orador da turma PVSA

A nova contratação 2020, conta com 136 jovens. Na capital eles receberam treinamento pelo Centro de Ensino da Polícia Militar, no interior do estado o  curso de formação PVSA foi ministrado dentro dos Batalhões.

CAPACITAÇÃO 

A capacitação durou 192 horas, sendo ensinado disciplinas nas áreas de direito administrativos, redação oficial, ética no serviço público, legislação específicas, noções de primeiros socorros entre outros assuntos.

O Trabalho desenvolvido pelos jovens contempla as áreas nos serviços administrativos, de protocolo, videomonitoramento, recepção, atendimento ao público e atendimento telefônico nos ramais do Bombeiro e Polícia Militar.

Leandra Caroline Nascimento Santos

A Jovem Leandra Caroline Nascimento Santos, 21 anos, estudante de direito entrou no programa PPVSA para adquirir experiência profissional.

“O nosso treinamento começou em janeiro deste ano, estudamos de segunda à sexta-feira das 07h às 18. Apesar de sermos civis, nós entramos no mundo militar. Foi cansativo, mas valeu a pena. Aprendi a ter foco e disciplina. Hoje sei fazer ofícios e memorandos dentro da estrutura de governo”, falou Leandra.

O Secretário de segurança, José Hélio Cysneiros Pachá, ao discursar parabenizou o jovem escolhido como orador da turma.

“Parecia que eu estava ouvindo um militar falar. Com a mesma postura e disposição, o jovem André explanou a vivência do curso de formação de prestação voluntária de serviços administrativos com a mesma linguagem que estamos habituados ouvir em nossas formaturas,” elogiou Pachá.

A ação de incentivo à contratação de jovens para servir administrativamente na segurança pública permite gerar emprego e renda com oportunidade de conhecer melhor a segurança pública do estado de Rondônia.

Leia mais: 

Integração de Rondônia e Acre com governo federal busca fortalecer a Amazônia como região estratégica para o Brasil

Rondônia e Acre alinham ações de desenvolvimento e segurança das fronteiras com a 17ª Brigada

Projeto Voluntariar abre inscrição para 180 vagas nos serviços administrativos da segurança pública


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Daniel Garcia e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo