Governo de Rondônia
25/04/2024

Programa de Residência Médica fortalece a saúde de Rondônia

03 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Em março deste ano, o Hospital Regional de Cacoal (HRC), em parceria com a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), deram início ao Programa de Residência Médica em Pediatria e em Clínica Médica.

Residente Cesar Augustus examina um paciente sob a supervisão do coordenador

Residente Cesar Augustus examina um paciente sob a supervisão do coordenador

 De acordo com o médico Flávio Pierette Ferrari, coordenador do Programa de Residência Médica em Pediatria, o processo para a implantação da Residência em Cacoal teve início ainda em 2012, quando os projetos foram apresentados e aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

 “Após a aprovação no final de 2012, em 2013 a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) fez todos os investimentos necessários para que o Hospital Regional de Cacoal recebesse os programas de Residência e hoje podemos contar com o Programa de Residência em nossa cidade”.

 O Programa teve início com quatro médicos em Pediatria e dois em Clínica Médica. Dos seis residentes aprovados, quatro são formados pela Facimed e os outros dois são oriundos de Porto Velho. Tanto os Residentes em Clínica Médica, quanto em Pediatria, passarão dois anos se dedicando exclusivamente ao curso, com atividades teóricas e teóricas-práticas e atividades práticas de formação em serviço.

 Ainda de acordo com o coordenador, em Cacoal a Residência Médica funciona através da parceria entre o hospital e a instituição de ensino, sendo que a Facimed oferece a parte técnica, professores, biblioteca, laboratórios de ensino e o Hospital Regional de Cacoal disponibiliza a estrutura, além do corpo de preceptores e o gerenciamento dos programas.

 Na opinião do médico Flávio Ferrari, a implantação dos programas de residência no Hospital Regional de Cacoal é um grande passo para fortalecer a saúde no interior do estado, pois a região Norte como um todo, em especial Rondônia, sofre com a falta de médicos especialistas. Para Ferrari, “este programa de residência vai ajudar a oferecer profissionais especialistas em Clínica Médica e Pediatria, muito bem capacitados. É um importante passo para a saúde de Rondônia”.

 A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

1 - Residência Médica2

 O jovem médico Cesar Augustus Wanderley de Oliveira é um dos residentes em pediatria. Formado pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho, Cesar fala da satisfação em poder cursar uma residência em seu estado.

 “Eu achei muito interessante e fiquei feliz pela oportunidade de fazer a residência em Cacoal. Eu não tinha interesse em sair de Rondônia. Além disso, a pediatria demanda profissionais em todo o nosso estado, então esta é uma grande chance. Agradeço a equipe da Facimed e do hospital que nos receberam muito bem e tem nos dado todo o suporte necessário”.

O residente se diz muito impressionado com a estrutura do HRC, pois não conhecia e afirma que o Hospital se tornou uma referência, pela estrutura que oferece e pelos profissionais que aqui trabalham. Além disso, “estamos tendo o apoio de diversos especialistas e também podemos contar com um centro de estudos”.

 Residência Multiprofissional

             Além do Programa de Residência Médica em Pediatria e em Clínica Médica, o Hospital Regional de Cacoal também conta com o Programa de Residência Multiprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (Odontologia). Esta residência é dirigida ao cirurgião-dentista, visando levá-lo a adquirir as competências necessárias ao atendimento à saúde integral do paciente, bem como a ampliação do raciocínio clínico para diagnóstico e tratamento.

 Desde 2013, o Hospital Regional de Cacoal oferece a Residência Multiprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. A primeira vaga oferecida no ano passado foi ocupada pelo odontologista José Leozir, formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel. Em 2014, uma nova vaga foi preenchida.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo