Governo de Rondônia
20/04/2024

EDUCAÇÃO

Programa de Resistência às Drogas já atendeu mais de 270 mil estudantes em Rondônia

14 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Em 2018 alunos de 60 escolas foram atendidos pelo programa

 

Há 18 anos sendo desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), já atendeu a 273.507 estudantes em todo o estado. Com prevenção às drogas em escolas municipais e estaduais, utilizando metodologia socioemocional elaborada pelo centros de formação distribuídos no país, o programa foi criado nos Estados Unidos em 1983, com o objetivo de reduzir o número de crianças e adolescentes envolvidos com as drogas e a violência.

Segundo o coordenador estadual do Proerd, tenente PM José Dias Neto, foram atendidos um total de 32 municípios. Somente no último ano, aproximadamente 60 escolas foram contempladas com ações voltadas ao público infantil e, ainda, 98 escolas com alunos do 5º ano, e 13 instituições com estudantes do 7º ano.

Tenente Dias é coordenador do Proerd desde agosto de 2018

Para este ano de 2019, o coordenador destaca a realização do 1º Encontro Pedagógico de Instrutores do Estado, que deve nivelar o conhecimento dos instrutores. “Diariamente são inseridas novas drogas para o consumo e assim nós precisamos estar atualizados, além de elaborarmos projetos, atualização do Proerd pais, entre outros assuntos”, diz.

O tenente Dias revela ainda que foi apresentado ao Comando Geral o projeto de um novo curso para formação de novos 30 instrutores. A formação é para dois anos de atuação contínua no Proerd. “Temos 29 profissionais que atuaram no último semestre de 2018. Mas em virtude da graduação de sargento,  eles assumem outras responsabilidades dentro da corporação, surgindo, assim, a necessidade de novos cursos”.

Além da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as atividades também são mantidas através de emendas parlamentares destinadas ao Proerd. No último ano, foram enviados os dados referente aos antedimentos de 2018 em Rondônia para os Estados Unidos. Tudo é enviado para o país americano onde nasceu o programa, e que credencia cada estado brasileiro participante a executar as ações.

A intenção das coordenações do programa é tornar Rondônia um centro de formação. “Não temos em nenhum estado da Região Norte um centro para formação de instrutores. E se conseguirmos trazer para Rondônia, receberemos os demais estados da região e, assim, contribuir com a formação de novos instrutores”, conta o coordenador.

 

“Existe uma atividade chamada ‘Caixinha Proerd”, onde as crianças colocam bilhetinhos anônimos sobre suas vidas, e assim muitas vezes já pudemos identificar casos de violência e abusos no meio familiar”.


EXEMPLOS

Além de exigir a identificação dos policiais envolvidos com o trabalho junto às crianças e adolescentes, o Proerd promove mudança e influência positivas na vida dos alunos atendidos. “Um dos exemplos mais claros que temos é o de um instrutor, Silva Júnior, que foi aluno atendido pelo programa, entrou para a Polícia Militar e, hoje, aos 23 anos, trabalha no Proerd. Não temos notícia de aluno que passou pelo Proerd que esteja no sistema prisional”, considera o oficial.

“Não temos notícia de aluno que passou pelo Proerd que esteja no sistema prisional”.

Quanto ao alcance do programa junto às famílias, o coordenador acrescenta que existe o atendimento aos pais e a realização de palestras para a comunidade escolar. “Há crianças que tem problemas de ordem familiar ou psicológicas que acabam sendo ajudadas pelo programa. Existe uma atividade chamada ‘Caixinha Proerd”, onde as crianças colocam bilhetinhos anônimos, e assim muitas vezes já pudemos identificar casos de violência dentro e fora da escola. Isso é comunicado à direção escolar para que sejam tomadas as providências”, revela o tenente Dias.

Leia Mais:

 Ações do Proerd contemplaram mais de 273 mil pessoas em 18 anos de atuação

 4º Batalhão da Polícia Militar forma mais uma turma do Proerd em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota e Arquivo PM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo