Governo de Rondônia
17/04/2024

Programa de Saúde do Trabalhador tem 70% de adesão

05 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores foram vacinados contra várias doenças

Servidores foram vacinados contra várias doenças

Pelo menos 70% dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) aderiram ao Programa de Saúde do Trabalhador, implantado neste ano pelo Governo de Rondônia. O programa oferece consultas, exames e cirurgias para servidores que apresentem algum problema, tendo a prevenção como meta.

Adesão de servidores chega à casa dos 70%

Adesão de servidores chega à casa dos 70%

As consultas e exames foram realizados todos os sábados por médicos, enfermeiros e técnicos lotados na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho. A última etapa deste ano foi realizada semana passada, numa ação conjunta com as ações relativas ao novembro azul, que previne o câncer de próstata. Todas as atividades são coordenadas pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa, gerente do GPES, o programa é uma estratégia do governo do Estado para monitorar a qualidade de vida dos servidores e incentivar a busca pela prevenção de doenças graves. Os trabalhos ocorrem em parceria com todas as unidades de saúde da Capital.

Segundo Kenner Granado, diretor-geral da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), a iniciativa tem como objetivo incentivar os servidores – principalmente homens – a buscar ações preventivas. Kenner afirma que apesar de todas as campanhas realizadas pelos governos federal e estadual, ainda é grande a resistência dos homens para fazer a prevenção do câncer de próstata, doença que tem um índice muito grande de mortes no Brasil.

NOVEMBRO AZUL

O câncer de próstata é o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, só em 2013, 60 mil novos casos sejam diagnosticados no país.

Diretor-geral da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Kenner Granado

Diretor-geral da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Kenner Granado

De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, para evitar o aumento desses números, foi criada uma campanha similar ao Outubro Rosa, que tem por objetivo combater o câncer de mama entre as mulheres. É o Novembro Azul, celebrado durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata. O objetivo do movimento é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O QUE É PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.

A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo