DIA DA MULHER

Programa Mãezinha Rondoniense será ampliado para outros municípios

06 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Josilene Lima mostra a filha da gestação acompanhada pelo programa

O programa estadual Mãezinha Rondoniense estimula a gestante em vulnerabilidade social (pobre e extramente pobre) a procurar o serviço municipal de saúde para participar do pré-natal, com participação efetiva de 6 consultas de pré natal e uma após o nascimento do seu filho. Com tal participação ao programa a gestante recebe um kit enxoval contendo 15 itens que asseguram as boas condições higiênico-sanitárias do bebê.

Josilene Lisboa de Lima foi uma das primeiras beneficiárias do programa  no município de Candeias do Jamari. Mãe de dois filhos, ela conta que ficou sabendo do Mãezinha Rondoniense quando ficou grávida do terceiro pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e realizou as consultas pré-natal, na rede municipal de saúde. ” Ao fim das consultas fui beneficiada com um kit enxoval com produtos que garantiram a higiene do bebê, nos primeiros meses. Desempregada e só com a renda do meu marido, não tínhamos condições de comprar quase nada do enxoval e tudo que precisávamos vinha no kit”, declarou.

Clara Martins, que é técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Candeias do Jamari, explica a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município na execução do programa. ” A demanda é verificada por técnicos do Programa de Saúde da Família, da rede municipal, através de visitas domiciliares, em que é feito o levantamento socioeconômico para detectar as situações das gestantes em vulnerabilidade social. Elas são encaminhadas para rede municipal de saúde, onde têm garantida as consultas do pré-natal, promovendo mais qualidade de vida a gestante e ao bebê”, enfatizou Clara.

Clara Martins, Marciana Oliveira e Salustiano Freitas com o kit enxoval que é entregue às gestantes ao fim das consultas

Mesmo após o nascimento da criança, as mães continuam sendo acompanhas pelo Programa de Atendimento Integral à Família, oferecido pelo Cras. “Nosso trabalho vai além de garantir o pré natal e o kit enxoval, fazemos o acompanhamento dessas famílias, que também são inseridas em outros programas sociais, atuando em rede, na proteção das famílias mais carentes”, declarou o assistente social do Cras, Salustiano Freitas.

Marciana Marques Oliveira, tem 25 anos, está gravida de 6 meses do segundo filho e foi inserida no programa. ” Na minha primeira gestação não realizei o pré-natal e foi muito difícil não ter um acompanhamento e sem experiência. Agora que estou realizando o pré-natal, me sinto mais segura e muito mais tranquila ao saber que está tudo bem comigo e com o bebê. Me emocionei quando vi a ultrassonografia com a imagem do bebê pela primeira vez, na primeira gestação não passei por isso ” afirmou.

O Programa  nasce da parceria entre  as secretarias estaduais – Assistência Social e Saúde – e as prefeituras municipais, por meio das secretarias municipais de Saúde. Ele foi lançado pelo Governo do Estado nos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.

“Com o Mãezinha Rondoniense garantimos o pré natal da gestante, realizando as consultas e os exames, oferecendo segurança para o bebê e para a mãe. As gestantes que se encontrarem no perfil de vulnerabilidade devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde  para iniciarem o pré natal e o cadastramento no programa” explicou a secretária de Assistência Social de Rondônia, Valdenice Ferreira. Ela disse, ainda, que neste ano será lançado o Mãezinha em mais municípios, priorizando os com maior índice de pobreza.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Ésio Mendes