Programa Excelência capacita coordenadores e gestores escolares em Rondônia

08 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Programa Excelência do governo do estado está sendo apresentado em todas as Coordenações Regionais de Educação e Núcleos para os coordenadores pedagógicos e gestores. Conforme a subgerente de Controle, Acompanhamento e Gestão Escolar da Gerência de Educação (Scage/GE), Elizabeth Matia de Siqueira, esse programa está sendo implantado para substituir o Profipes e PDE/PME.

O objetivo do Excelência é elevar os índices de desempenho escolar e e realizar repasse financeiro aos Conselhos Escolares. “Os recursos são destinados à execução de projetos escolares que estejam em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) para contemplar o Referencial Curricular do Estado de forma interdisciplinar”, esclareceu Elizabeth Siqueira.

O novo programa irá utilizar a plataforma do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE)  Interativo para tornar mais dinâmica a aprovação dos projetos encaminhados para a equipe do Comitê Permanente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No último dia 23, foi iniciado o monitoramento pedagógico referente ao Profipes e PDE/PME, relativos aos exercícios de 2012 e 2014; e capacitação em todas as Coordenadoria Regionais de Educação (CREs). O encerramento está previsto para o dia 14 de maio.

Um calendário das capacitações está sendo cumprido. Foram realizadas capacitações em Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara, Colorado do Oeste, Cabixi, Ouro Preto do Oeste, Jaru e Machadinho. As capacitações prosseguem nesta quinta-feira (9) em Buritis e Monte Negro. Porto Velho, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste serão contemplados no dia 14; Cacoal, dia 15; Ji-Paraná e Presidente Médici, dia 16; Extrema, dia 28; Guajará-Mirim e Nova Mamoré, no dia 29; no dia 12 de maio, São Francisco e Costa Marques; dia 13, São Miguel do Guaporé; e dia 14 acontecerá a última capacitação em Rolim de Moura.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia