Governo de Rondônia
24/04/2024

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Programa Geração Emprego foi lançado e viabilizará 42 mil oportunidades em Rondônia

05 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Favorecendo a qualidade de vida do cidadão jovem, adulto e estrangeiro, com a capacitação profissional para melhores oportunidades de emprego, o Governo de Rondônia, em parceria com empresários e instituições educacionais e profissionalizantes, realizou na quarta-feira (4) o lançamento da primeira etapa do Programa Geração Emprego, que tem como meta a viabilização de 42 mil contratações até dezembro de 2022.

Com um cenário de desemprego real, as empresas continuam contratando, mas a massa de pessoas desempregadas não consegue colocar-se nas oportunidades de emprego em todo o Estado. Então, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) estadual, promove o projeto Geração Emprego.

O Sine estadual atende diariamente uma média de 250 pessoas em busca de emprego, onde todas respondem a uma pesquisa de mercado, bem como as empresas atendidas pelo Sistema. “Com o cruzamento de informações, foram identificadas as reais necessidades do cidadão, permitindo a definição dos cursos para o projeto e demais ações”, explicou Magna Prestes, coordenadora do Sine.

 

“Nossa ideia não é dar o peixe, mas orientar para que as pessoas possam ser boas pescadoras”, disse Sérgio Gonçalves, superintendente da Sedi.

 

Com o objetivo de diminuir o quadro atual de desemprego no Estado, onde Rondônia encontra-se com 72 mil desempregados, os cursos oferecidos têm carga horário de 20 a 60 horas, de forma que a pessoa possa concluir em menor tempo e ser inserido ao mercado de trabalho, como empregado ou empreendedor.

PROGRAMA

Na fase inicial, o Geração Emprego foi lançado com o objetivo de aumentar a empregabilidade, através da capacitação profissional. Os cursos atenderão aos jovens a partir de 16 anos, o adulto desempregado e estrangeiros, nas áreas de comércio, serviço, indústria e agronegócio, como construção, culinária, confeitaria, beleza, informática básica entre outros. São mais de 80 cursos destinados a todos os 52 municípios de Rondônia, por meio do Sine, que é o intermediador de oportunidades.

O Programa contribui com três metas do Estado: tornar Rondônia um dos dez estados mais competitivos do Brasil, ter o maior crescimento percentual do PIB entre os estados e se integrar com o eixo da cidadania, criando oportunidades para reduzir desigualdades.

No ranking nacional, Rondônia ficou em 6° lugar, com 8% de desemprego no Brasil.

 

“A meta principal é capacitar  42 mil pessoas em três anos, posicionando Rondônia em primeiro lugar como o Estado com a menor taxa de desemprego do país”, afirmou Sérgio.

 

O superintendente também destacou que mais de 90% do mercado de trabalho em Rondônia são de microempresas e Microempreendores Individuais (MEI), sendo a massa de distribuição de empregos de maior influência.

Programa favorece a mão de obra qualificada para oportunidades de emprego em todo o Estado.

Representando os empresários do Estado, Adélio Barofaldi acrescentou que a geração de emprego em Rondônia deve aumentar com a realização das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Estado. “Hoje não temos pessoas na área de inteligência artificial, informática ou desenvolvimento de sistemas. Têm vindo pessoas de outros estados e até de outros países para prestar serviços em Porto Velho”.

Segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, no mapa do trabalho, documento publicado em 2019 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), são identificadas as demandas da indústria em nível nacional, e no que diz respeito à Rondônia, a estimativa é que até 2023 cerca 53 mil postos de trabalho sejam gerados pela indústria no Estado. “Temos ainda no mapa a identificação de qual curso, nível e município deve ser ofertado. Dialogando diretamente com a proposta (do Geração Emprego), atuando na formação profissional orientada ao mercado”, disse.

O Sine deve atender até final de 2022, cerca de 144 mil trabalhadores, onde ao menos 42 mil oportunidades de trabalho serão geradas. O programa iniciará a partir de 16 de março, com a abertura das inscrições no Sine estadual, em Porto Velho, e gradativamente será expandido para os demais municípios do Estado.

Estiveram também presentes no evento, representantes de centros universitários e instituições educacionais, empresários e autoridades da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação da Agricultura e Pecuária (Faperon) e Casa Civil.

Leia mais:

 Geração Emprego vai ofertar 42 mil capacitações profissionais em Rondônia

 Currículo adequado e uma boa apresentação ajudam na hora de garantir uma vaga de emprego

 Fórum de inovação e competitividade deve alavancar os índices de desenvolvimento econômico, emprego e renda em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Ésio Mendes e Ana Viégas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Cursos, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo