VILHENA

Programa Água Produtiva fortalece construção de tanques para piscicultura

27 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - piscicultura vilhena

Rondônia é hoje o maior produtor de pescado em cativeiro do país. E o governador Confúcio Moura tem auxiliado o setor agrícola com horas máquinas para garantir estradas melhores entre tantos outros benefícios.

5 -Evaldo Kussmaul recebeu o benefício das horas máquinas

Evaldo Kussmaul recebeu o benefício das horas máquinas

Um dos piscicultores beneficiado com horas máquina para a construção de tanques para a criação de pescado é o agricultor Evaldo Kussmaul, na área rural de Vilhena. Em sua propriedade foram construídos 4 tanques, sendo 3 com 1.600 m² e um com 1.750 m², além de dois tanques berçários para criação de alevinos.

Segundo o agricultor, este incentivo que o governador tem dado através da Seagri e Emater são muito importantes. “Eu não teria condições de investir cerca de R$ 30 mil em horas máquina para a construção dos tanques.

Nos tanques Evaldo irá criar pintado, pois na região de Vilhena a água é muito fria, “não propicia a criação de tambaqui e pirarucu”. Ele espera realizar a primeira despesca daqui um ano e “devemos tirar 10 mil kg de peixe”.

5 - piscicultura

Produtor elogia orientação técnica

Para a comercialização do pescado, o frigorífico local deverá adquirir toda a produção. “Caso isso não acontece, já existem outros interessados”.

Evaldo reforçou o empenho, dedicação dos trabalhadores do governo e dos técnicos da Emater e Seagri do projeto Água Produtiva. “ Eles sabem como fazer, possuem a técnica e nos orientam em todo o processo para que não tenhamos prejuízo”.

O agricultor terá também o apoio do filho que formou em agronomia e também dará assistência qualificada na criação dos peixes.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça