Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Programa reúne 5,4 mil voluntários inscritos para apoio às escolas com atividades de capoeira, circo, música e mais

16 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Benilce (d) explica funcionamento do programa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) inscreveu 5.427 pessoas com idade acima de 18 anos para o Programa Amigo Voluntário do Educando, cuja validade será de um ano, com prorrogação.

Com duração de três dias, a fase de entrevistas terminará sexta-feira, informou hoje (16) a gerente de provimento, avaliação e saúde ocupacional da Seduc, Benilce Matos da Silva.

Voluntários trabalharão quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, atendendo ao calendário estabelecido em comum acordo com a equipe gestora.

Auxiliarão na alimentação escolar, na limpeza do espaço escolar, e no suporte ao atendimento ao educando em suas dificuldades com a aprendizagem. Trabalharão ainda nas atividades de educação integral.

Após o processos de seleção, caberá às 18 coordenadorias regionais escolher as escolas a serem contempladas no estado. “Profissionais e educandos contarão com a presença deles e, se por ventura, algum tiver necessidade de se afastar, comunicará ao gestor parta evitar a descontinuidade de ações”, explicou Benilce.

O amigo voluntário receberá ajuda de custo de R$ 27 por dia para cobrir despesas com alimentação e transporte, conforme lei e decreto estaduais.

Segundo a gerente, o diferencial será a Escola Lydia Johnson (bairro Costa e Silva), onde funciona o piloto do Projeto Asas do Saber, que diversifica as atividades de alunos desistentes. “Esse voluntariado projetará verdadeiramente o Asas, porque atuará também apoio às atividades de artes marciais, capoeira, circo, música, escalada, skate, teatro, pintura, dança e fotografia”.

“Esperamos reverter situações de desigualdades, e nesse ritmo o governador Confúcio Moura e o secretário Valdo Alves estão satisfeitos com o resultado da 1ª fase de um trabalho que tem tudo para oferecer resultados positivos”, destacou Benilce.

A atuação do amigo voluntário é respaldada por lei estadual de 15 de setembro de 2004. Não permite vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária e a fins.

SAIBA MAIS

► O que é? – Amigo voluntário é o cidadão ou cidadã que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse educacional, social e comunitário.

► Apenas dois em cada dez brasileiros fazem esse tipo de trabalho. No País, conforme pesquisa da Fundação Itaú Social, cada voluntário está acompanhado por 16,4 milhões de pessoas que praticam algum tipo de atividade para ajudar o próximo sem receber nada em troca, a não ser a sensação de bem-estar.

► O percentual está abaixo da média mundial que é de 37%. Na China e no Canadá, o número de voluntários sobe respectivamente para 55% e 50% da população.

► A equipe que organiza o Programa Amigo Voluntário do Educando é formada pelas técnicas: Beatriz Ramos Corrêa, Benilce Matos da Silva, Márcia Cristina de Santana e Patrícia Coelho Justino Cavalheiro.

Leia mais notícias sobre Educação

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Esporte, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo