Programa Tutoria Pedagógica para Gestores é realizado em escolas de Ariquemes

31 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Escolas de Ariquemes recebem o Programa Tutoria Pedagógica para Gestores

As escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anisio Teixeira e Antônio Francisco Lisboa, da jurisdição da Coordenação Regional de Educação de Ariquemes, participaram nos dias 24 e 25 do Programa Tutoria Pedagógica para Gestores cujo objetivo é a adoção de uma metodologia de formação – complementar a outros tipos de processos formativos ao longo da trajetória profissional – que acontece na prática, a partir da reflexão sobre a prática, para promover mudanças na prática pedagógica.

No cotidiano da escola, o tutor reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático, com o objetivo de oportunizar um ambiente que maximize a aprendizagem do adulto em formação.

A coordenadora Regional de Educação de Ariquemes, professora Nilta Moreira Braga Nunes, disse que a tutoria, também chamada de mentoring, é um método muito utilizado para efetivar uma interação pedagógica. Os tutores acompanham e comunicam-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações de modo a resolver problemas que possam ocorrer durante o processo.

Uma de suas aplicações, por exemplo, pode ser dentro do processo pedagógico aplicado em instituições educacionais, onde exista a tendência de desistência do aluno frente aos desafios encontrados. Neste caso, o contato com o aluno começa pelo conhecimento de toda a estrutura do curso e é necessário que o acompanhamento ocorra com frequência regular, de forma rápida e eficaz.

Um tutor (do latim tutore, protetor) está presente em universidades ou colégios/escolas e consiste numa pessoa envolvida na gestão da informação e outras funções. Esta forma especial de curso é, também, chamada “tutoria”, “tutoriat” ou “tutorial”: nela, o tutor observa os problemas dos estudantes e ajuda, prestando assistência de forma mais célere, eficaz e imediata.

O tutor pode ser, ele próprio, ainda um estudante. Este fato tem a vantagem de propiciar um contato menos formal junto do aluno tutorado de forma a que a mensagem transmitida pelo tutor seja mais rapidamente compreendida e assimilada o que facilita o acesso ao conhecimento, e que numa relação demasiado formal poderá ser dificultada ou mesmo impedida.

A aprendizagem tutorial exige estrutura predeterminada e predefinida. Este tipo de aprendizagem tem suas raízes no cognitivismo. O tutor guia o tutorado com auxílio de um fio condutor que atravessa uma grande parte das disciplinas. O tutor conhece as necessidades e soluções, pelo fato de ter vivenciado semelhantes dificuldades e por conhecer formas de superá-las. Ele pode ser um grande amparo para o aluno em todo o momento em que o aluno tutorado estiver sobrecarregado, intervindo e auxiliando-o. Esta estratégia de condução da aprendizagem agrada muitos alunos, porque sentem-na pouco restritiva, pouco limitadora, simplesmente porque acabam por aprender a dominar um bloco de disciplinas de maneira muito eficiente, e por ser-lhes, também, dada uma série de dicas sobre métodos de estudo e formas de apreensão das matérias.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nilta Moreira Braga Nunes