Governo de Rondônia
25/04/2024

Outubro Rosa

Programação especial sensibiliza funcionárias da SOPH para o autoexame

20 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A fim de despertar para cuidado com o próprio corpo a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) promoveu um encontro nesta sexta-feira, 20 com a coordenadora de saúde da Mulher, Clenilda Aparecida e as servidoras da unidade.

De acordo com Clenilda, as ações desenvolvidas pela coordenadoria da saúde da mulher estão alinhadas às estratégias da Gerência de Saúde do Governo do Estado de Rondônia. “Buscamos sensibilizar todas as mulheres sobre a importância do cuidado consigo, sobre a importância do autoexame, uma vez que 35% dos casos de câncer constatados são provenientes da percepção da própria paciente. As outras 65% identificam a doença casualmente durante exames de rotina ou até mesmo em casos mais avançados”, relata.

Ela afirma que mesmo com a orientação massificada, os números da incidência do desenvolvimento da doença na região Norte são altos e é a localidade onde há menor proporção de exames realizados por faixa etária alvo. “Mesmo com um aumento discreto na realização das mamografias ainda não atingimos um percentual ideal de exames concretizados. Estamos falando de saúde e entendemos as prioridades que damos aos nossos compromissos, mas também precisamos nos comprometer com alguém muito importante, nós mesmas. A incidência do câncer de colo de útero é quase 20% na região Norte que em qualquer outra parte do mundo”, afirmou Clenilda.

Como uma forma de demonstrar a importância do cuidado nos primeiros estágios da doença, a design Cristiane Talaves de 40 anos compartilhou sua experiência com as servidoras e demonstrou que a única alternativa que ela teve foi vencer por amor. “Adoeci em 2014 e após 12 meses em tratamento, tive remissão, ficarei por mais 10 anos acompanhando e poderia ficar mais 20 se precisasse. Trata-se da minha saúde. Poder ver meu filho crescer e criá-lo baseado nos meus preceitos é fundamental. Essas lições de vida que escutamos, podem fazer a diferença na vida daquelas que estão passando por isso e é por este motivo que concordo em transformar minha dor em amor. O amor cura”, ressaltou Cristiane.

Durante a programação, as funcionárias tiveram acesso à aulas de maquiagem, cuidados com a pele e cabelos, penteados.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Vilmar Rogério
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo