Governo de Rondônia
Sexta, 20 de setembro de 2019

PRODUTOR RURAL

Programas Mais Calcário e Pró-Leite fortalecem o setor produtivo em Rondônia

09 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Seagri entrega calcário para produtores rurais do estado

O Governo de Rondônia vem investindo na agricultura do estado, uma das formas de fortalecimento é a distribuição de calcário que corrige a acidez do solo e, ao mesmo tempo, produz cálcio e magnésio que são úteis na nutrição da lavoura.

Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com os municípios, os produtores são atendidos pelo programa Mais Calcário, visando a melhora da produção, uma determinação do governador Marcos Rocha para fortalecer o setor produtivo de Rondônia.

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, em Rondônia existem dois programas que beneficiam o produtor com o insumo, sendo eles: Pró-Leite e o Mais Calcário.

PRÓ-LEITE

Com a distribuição de calcário, de janeiro até agora, a Seagri já entregou através do programa Pró-Leite, 3.516 toneladas do produto para 18 municípios, beneficiando 134 produtores rurais.

O programa leva assistência técnica e o desenvolvimento genético aos pequenos produtores. O produtor adquiri o calcário e a Seagri faz o transporte gratuitamente até o município.

MAIS CALCÁRIO

Usina de calcário em Rondônia

 

A Secretaria de Agricultura já comprou 65 mil toneladas de calcário para distribuir aos 52 municípios do Estado. Desse total, 9.200 toneladas já foram entregues para produtores.

Nesse programa a Seagri conta com o apoio das prefeituras com o transporte até as propriedades rurais. Recentemente, 240 toneladas foram entregues para 96 famílias de produtores rurais. A meta é entregar calcário para 16.800 mil famílias até 2020.

“A adição do calcário é fundamental no preparo do solo, serve para aumentar o cálcio e magnésio, além de neutralizar o alumínio do solo. A aplicação do produto eleva e fortalece a lavoura, além de melhorar a eficácia dos fertilizantes” ressaltou o secretário Padovani.

O responsável pela a entrega do calcário, José Carlos Cidade, visitou a usina que fornece o material, verificou a produção e planejamento de entrega. Ele também esteve em algumas propriedades rurais colhendo informações dos produtores quanto à satisfação dos programas destinados a eles.

 

Leia mais:

 Governo inaugura asfalto, garante recursos do Fitha, entrega calcário e atende setor de educação em Colorado

 Moradores de Chupinguaia recebem calcário, equipamentos, praça de lazer e título definitivo de imóveis


Fonte
Texto: Antônia Lima
Fotos: Assessoria Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Municípios, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe