Governo de Rondônia
29/03/2024

PEGASUS RONDÔNIA

Projeto abre inscrições para aulas de Tae Kwon Do voltada a pessoas com e sem deficiência física em Porto Velho

16 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Uma parceria envolvendo o Corpo de Bombeiros de Rondônia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), campus Porto Velho, zona norte, resultou no projeto Pegasus Rondônia: Chutando Barreiras, que irá desenvolver o projeto de inclusão social por meio da prática esportiva de arte marcial coreana, o Tae Kwon Do, que irá trabalhar com pessoas com idade a partir de cinco anos, com ou sem deficiência física.

O projeto foi idealizado há oito anos, pelo sargento do Corpo de Bombeiros Amauri Fernandes da Silva, que é formado em educação física.

Aulas foram pensadas para atender pessoas com ou sem deficiência em Porto Velho

Após o nascimentos de dois filhos, ele conta que sentiu a necessidade de fazer algo também pelo filho das outras pessoas, principalmente para aqueles que são portadores de deficiência física. Segundo Amauri Fernandes, por uma série de motivos, o projeto levou oito anos para se tornar realidade, mas se tornou realidade no momento certo e com os parceiros ideais.

Durante um curso de arbitragem realizado em Porto Velho, Amauri conheceu o instrutor e militar do estado de São Paulo, Marcelo Rezende, mestre 6º DAN de Tae Kwon Do e árbitro internacional da modalidade, em desenvolvimento na polícia militar paulista desde 2007. Amauri falou de seu projeto e Marcelo Rezende se propôs em ajuda-lo. O bombeiro militar de Rondônia foi a São Paulo para conhecer o trabalho realizado pela polícia militar daquele estado, quando surgiu o Pegasus Rondônia: Chutando Barreiras, uma extensão do projeto de São Paulo.

Em Rondônia o projeto contará com os professores Amauri Fernandes e com Jorge Washington do Ifro, ambos faixa preta em Tae Kwon Do. O projeto tem por objetivo a inclusão social de crianças, jovens e adultos com ou sem necessidades especiais nas artes marciais, com foco no Tae Kwon Do.

As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar o Departamento de Extensão (Depex) no campus do Ifro na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho, em horário comercial. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, toda terça e quinta-feira. Para mais informações, podem ligar para os professores Amauri Fernandes no telefone: (69) 9.9219 – 8072 ou Jorge Washington (69) 9.8484 – 6320. As aulas de artes marciais serão oferecidas de graça aos praticantes.

O projeto conta com apoio Internacional Police Sports Union (Usip) e apoio da Confederação Brasileira de Esportes de Polícia (Brazilian). O projeto Pegasus Rondônia, também está buscando colaboradores locais, interessados entrar em contato.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Esporte, Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo