Governo de Rondônia
29/03/2024

PREVIDÊNCIA

Projeto Conhecendo o Iperon é apresentado aos servidores do setor previdenciário do estado em Ariquemes

13 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) desenvolveu nesta segunda-feira (12) o Projeto Conhecendo o Iperon para os servidores públicos estaduais, aposentados e pensionistas, em Ariquemes.

Maria Rejane e Universa tiram dúvidas sobre o Iperon em Ariquemes

O projeto tem como objetivo esclarecer a finalidade do Iperon, quais os benefícios oferecidos e requisitos necessários para habilitação; dirimir dúvidas sobre a legislação previdenciária; e formar multiplicadores de conhecimento sobre a previdência do servidor público estadual.

O evento começou às 9h com o tema Modernização e a Unidade Gestora Única do Estado de Rondônia, desenvolvido pela presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira.

Segundo Maria Rejane, a unidade gestora única do Estado de Rondônia tem a garantia de participação dos servidores nos seus órgãos, tem um sistema capitalizado que implica na exigência de constituição de reservas, as quais devem ser aplicadas no mercado de acordo com as diretrizes do Conselho Monetário Nacional. Estrutura organizacional e de recursos humanos mais sofisticados com a finalidade de atender às necessidades do controle e da gestão dos ativos e passivos previdenciários.

A presidente destacou os Conselhos Superior Previdenciário, Administrativo, Fiscal e o Comitê de Investimento. “A efetiva participação dos conselhos permite aplacar os riscos operacionais e construir prática de boa gestão dos RPPS [Regime Próprio de Previdência Social], possibilitando a construção da cultura de governança corporativa”, disse Rejane.

Concessão de Benefícios Previdenciários também foi tema tratado neste evento pela diretora de Previdência Universa Lagos. Os servidores participaram ativamente fazendo perguntas e Universa esclareceu a todos principalmente sobre as documentações necessárias para obter os benefícios.

“O evento foi de grande valia, pois tivemos a oportunidade de esclarecer nossas dúvidas inerentes ao tema previdenciário, de forma dinâmica e participativa. Podemos agora esclarecer também aos servidores do órgão que representamos”, disse o diretor da escola Francisco Megnone, de Rio Crespo, Edicarlos Fernandes Gobira.

De acordo com a auditora fiscal da Secretaria de Finanças (Sefin) em Ariquemes, Juliana Furini Reginato, foi uma excelente iniciativa do Iperon esta proximidade do órgão previdenciário com as secretarias de estado, pois oportunizou aos que compareceram conhecer melhor o instituto e tirar dúvidas relativas à situação atual e as regras para concessão de aposentadoria”, afirmou Juliana Reginato.

O projeto Conhecendo o Iperon teve continuidade nesta terça-feira (13) na cidade de Jí-Paraná; e nesta quarta-feira (14) será a vez de Cacoal.

Leia Mais:

Servidores do Iperon participam de palestra sobre mapeamento, padronização e manualização dos processos administrativos e previdenciários


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jêile Schwambach
Fotos: Jêile Schwambach
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Previdência, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo