Governo de Rondônia
18/04/2024

FORMATURA EDUCATRAN

Projeto de educação de trânsito apoiado pelo Detran Rondônia forma mais de 180 alunos em Porto Velho

25 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto Educação para o Trânsito (Educatran) foram 182 anos de escola da zona leste de Porto Velho

O projeto de Educação para o Trânsito (Educatran) desenvolvido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) e em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que teve em agosto deste ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira, no bairro Ulisses Guimarães, zona Leste de Porto Velho, já está colhendo os frutos do trabalho com a formação de 182 alunos, que receberam na manhã desta segunda-feira (25) o certificado e a carteira de Agente de Trânsito Mirim.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressaltou a importância de se levar educação de trânsito para as escolas, onde as crianças, que serão os condutores do futuro, aprendem desde pequenas a importância de se respeitar a legislação de trânsito.

Coronel Gonzaga também falou da importância das parcerias nesse trabalho e elogiou a iniciativa do Governo do Rondônia, por meio da Sesdec, na pessoa do secretário coronel José Hélio Pachá, que começou com o projeto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira e depois estendeu para as Escolas Ely Bezerra e Manoel Aparício Nunes de Almeida, alcançando 382 alunos.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, disse que o Projeto Educatran é mais uma alternativa de esforço do Governo de Rondônia na busca por um trânsito mais humano e mais seguro para os rondonienses. Lembrou que o projeto surgiu através de uma conversa com o militar cabo Reis que falou do projeto que hoje é uma realidade, onde 182 crianças estão concluindo o curso com aulas teóricas e práticas para atuarem como multiplicadores de educação de trânsito na família e na sociedade em que vivem.

Os formandos receberam certificados de conclusão e carteira de Agente de Trânsito Mirim

O secretário chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Góes, que representou o governador Marcos Rocha no evento, destacou a importância do projeto na vida das crianças e da sociedade de forma em geral, pois essas crianças serão os futuros motoristas e, com certeza, serão cidadãos conscientes no trânsito.

O projeto é desenvolvido em três instituições de ensino de Porto Velho, Escola Jorge Teixeira, com 178 alunos do 6º ano, Escola Municipal Ely Bezerra, com 130 alunos de 4º e 5º anos e Escola Municipal Manoel Aparício Nunes de Almeida, com 59 alunos.

Durante o curso os alunos aprendem noções de trânsito seguro; pipa sim, cerol não; noções de segurança e comportamento no trânsito; poluição e seus impactos; meio ambiente e outros temos relevantes no contexto social que refletem no trânsito como um todo.

O evento contou com a participação dos mascotes do Detran Vidinha e Ligadinho e também com os mascotes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) que cantaram e dançaram com as crianças.

O projeto conta com a parceria de vários órgãos, como a secretaria de Estado da Educação (Seduc), que foi representada pela professora Rose Ribeiro, coordenadora de temas Transversais; Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran); Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CBM).

Leia mais:

Detran Rondônia orienta servidores sobre saúde física e mental, e incentiva à doação de sangue

Detran Rondônia anuncia que nova Placa de Identificação Veicular será implantada em dezembro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo