TURISMO

Projeto “Famtour” vai fomentar setor turístico de Rondônia; influenciadores digitais reforçam divulgação do roteiro

03 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Turismo -Vale das cachoeiras

Famtour faz parte das ações estratégicas do Governo, para fomentar o turismo regional e fortalecer o setor

Fomentar o turismo em Rondônia. Esse é o principal objetivo do Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) com o lançamento do projeto “Famtour”, que tem como significado “Familiarização Turística”. O projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados através do Edital de Chamamento Público do projeto “Famtour para integrarem ao projeto de divulgação dos pontos turísticos de Rondônia.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o projeto faz parte das ações estratégicas do Governo, visando fomentar ainda mais o potencial turístico do Estado, além de contribuir com o fortalecimento do setor.

“Já decolamos com o projeto, e estamos seguindo uma programação em diferentes lugares do Estado, com o grupo específico de profissionais que irão contribuir com a divulgação dos destinos e dos atrativos turísticos para o universo dos guias e dos agentes de turismo do Brasil. Acreditamos no resultado positivo dessa proposta e vamos colher grandes frutos desse trabalho, apresentando as belezas naturais de Rondônia e o potencial turístico incrível que ele tem, para todo o país”, destacou.

ROTEIROS

Grupo reunido, malas prontas e pé na estrada! Assim deu início o roteiro da primeira edição da Famtour, desde a última segunda-feira (1), com muita animação e expectativa. A primeira parada foi em Nova União, de lá o grupo seguiu para o Vale das Cachoeiras, onde foi recepcionado pelo superintendente da Setur, entre outras autoridades e representantes do segmento. No percurso até o local, muitos registros da bela paisagem natural.

A coordenadora de Ações Turísticas da Setur, Lidiane Bandeira salientou que o programa dessas viagens do projeto é, também, uma forma de treinamento para todos os agentes de viagens envolvidos que têm a oportunidade de conhecer os destinos, suas ofertas técnicas e turísticas. E, assim, dispor mais conhecimento e segurança no momento de repassar informações aos seus clientes, tudo muito simples com um produto exposto à venda no mercado. “Desde o início do roteiro das viagens temos recebido bons feedbacks por parte do grupo envolvido e isso é muito gratificante, pois sabemos que através dessa iniciativa teremos um ótimo retorno para o segmento”, observou.

O grupo seguiu com a programação e em Ouro Preto do Oeste, ficou hospedado no Hotel Graúna. Pela manhã fez um passeio, “Walk tour”, em que conheceu o Bosque Municipal e Praça da Liberdade. No período da tarde, o grupo desfrutou dos serviços disponibilizados pelo Hotel. E não parou aí! Na sequência, foi para Presidente Médici, para conhecer o Centro de Pesquisas e Museu de Arqueologia de Rondônia. Na oportunidade, os integrantes receberam de presente um livro especial de uma arqueóloga do museu.

O destino nesta quinta-feira (3) é o município de Cacoal, com uma programação recheada para a noite, um tour gastronômico, em que o grupo fará visitas a alguns restaurantes de referência no município e, também, no Estado. Para os amantes da gastronomia, aqui vai uma curiosidade: Cacoal é conhecida como a “Capital Gastronômica do Estado”, uma ótima dica para quem deseja conhecer um pouco mais da culinária no município.

Para o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal, Elias Nunes de Oliveira, a primeira edição do projeto representa uma grande oportunidade de se desenvolver ainda mais o turismo em Cacoal. “Acredito que esta é apenas a primeira edição de muitas que irão acontecer nos próximos anos. E agradecemos a todos os parceiros envolvidos. Esse é um marco da geração de emprego e renda a partir do turismo em Cacoal e em Rondônia”, destacou.

Durante o dia, o grupo, juntamente com a comitiva técnica da Setur fez visitação à Agroindústria Cachaça Guisepe Lorenzon, à Comunidade Santa Terezinha, à propriedade de Cafeicultores Família Bento, com direito a parada para  almoço na “Cabana do Peixe”. E no fim da tarde, trilha na Pedrona.

O tour por Cacoal encerra com hospedagem no Cacoal Selva Park, que conta com serviços de parque aquático, cabanas de hospedagem e muito mais! Uma ótima opção para quem deseja sair da rotina e curtir um bom tempo de qualidade com a família e amigos. Nesta sexta-feira (4), o grupo retorna a Porto Velho por volta das 22h30, trazendo na bagagem uma incrível experiência, registros bons momentos e muito conhecimento sobre o potencial turístico de toda a região.

Esta é uma iniciativa do Governo de Rondônia em proporcionar um novo tempo para o setor, alavancando o potencial turístico do Estado para o Brasil, gerando oportunidades mesmo em tempos desafiadores. Ainda há muito a ser explorado por essa terra de tanta beleza, e a proposta da “Famtour” é proporcionar isso aos rondonienses. Mais que um projeto, isso é “Viver Rondônia”.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça e Viviane Santana

Capacitação, Economia, Empresas, Evento, Governo, Lazer, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Turismo