Cooperação

Projeto Mão Amiga com frentes de serviço em quatro municípios

24 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governo disponibiliza máquinas para as prefeituras

Programa criado pelo governo estadual para auxiliar os municípios na recuperação das estradas de responsabilidade das prefeituras, o Projeto Mão Amiga atende, de forma simultânea, quatro municípios, em pontos extremos do Estado. As máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) atendem as cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Chupingua e Espigão do Oeste.

Chupinguaia

Adinaldo Andrade, coordenador do Projeto Mão Amiga, disse que o governo fará a recuperação de 400 km de estradas em Chupinguaia, na região do Cone Sul. Desse total, ressalta que cerca de 300 km já foram recuperados e que nesta semana as máquinas trabalham na região do distrito de Boa Esperança.

O prefeito Vanderlei Palhari afirma que o ‘Mão Amiga’ está entre os melhores projetos implantados pelo governo. RECUPERAÇÃO ESTRADAS - MAO AMIGA (2)“Chupinguaia é pequena, porém, com mais de mil quilômetros de vicinais. Não temos recursos e nem máquinas para trabalhar”, declara o prefeito ao garantir que a região rural está melhorando infinitamente. O prefeito acrescenta, ainda, que o ‘Mão Amiga’ está sendo tão bom que ele (prefeito) já pensa em receber o benefício no próximo ano.

Espigão do Oeste

Em Espigão do Oeste já foram recuperados aproximadamente 330 km de estradas. O município deve ser beneficiado com 400 km de patrolamento e abertura lateral de vicinais.  O prefeito Célio Renato afirma que Espigão tem mais de dois mil km de vicinais e que a prefeitura, sozinha, não teria condições atuar em toda sua malha viária.

Guajará-Mirim

RECUPERAÇÃO ESTRADAS - MAO AMIGA (1)Em Guajará-Mirim a atuação do ‘Mão Amiga’, a pedido do prefeito Dúlcio Mendes, ocorre na limpeza da cidade, uma das mais atingidas pela cheias dos rios Madeira e Mamoré. Com 20 dias de trabalho já foram retiradas mais de 3.500 caçambas de entulho das ruas de Guajará. A equipe deve permanecer na cidade por mais dez dias. De acordo com o coordenador dos trabalhos, Adinaldo Andrade, o governo deve realizar cerca de 80% da limpeza total de Guajará-Mirim. O restante dos trabalhos deve ser executado pela prefeitura.

Nova Mamoré

Em Nova Mamoré o projeto Mão Amiga é realizado pela Residência Regional do DER de Porto Velho, sob a coordenação de José Soares, o Zezinho. Nesta semana as máquinas trabalham nas estradas da região do distrito do Araras, considerado pelo prefeito Laerte Queiroz, o local mais crítico por causa das cheias dos rios Araras, Madeira e Mamoré.

Nas parcerias com as prefeituras o governo cede as máquinas, equipamentos e servidores  e as prefeituras custeiam o combustível e as lâminas das máquinas.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento