Governo de Rondônia
28/03/2024

CAMPANHA

Projeto Pedalando Pela Vida motiva ciclistas a doar sangue, em Porto Velho

14 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Ciclistas unidos para o desenvolvimento do projeto Pedalando Pela Vida

A solidariedade e o ciclismo deram origem ao projeto Pedalando Pela Vida, que massifica a campanha para a conscientização e importância da doação de sangue. Em Porto Velho, essa junção reunirá neste sábado, dia 16, mais de 100 praticantes da modalidade para doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), a partir de 9h.

Segundo um dos incentivadores do projeto, o servidor público Evandro Deglei, trata-se de um evento que divulga o esporte e ajuda a salvar vidas por meio da doação de sangue, a exemplo do que já vem sendo realizado pelos grupos de ciclistas de Gravatal, município do estado de Santa Catarina.

Evandro explica que a atividade deste sábado é apenas um pontapé inicial de várias programações que grupos de ciclistas esperam desenvolver, visando o fortalecimento da parceria com a Fhemeron e, consequentemente, fomentar o hábito de doar sangue. Ele ainda ressalta que as atividades de sábado irão se estender durante toda a próxima semana, com encerramento marcado para o dia 23, quando será realizado um passeio ciclístico com saída marcada para as 16 horas em frente à Praça das Três Caixas DÁgua rumo ao Espaço Alternativo.

Para a assistente social da Fhemeron, Maria Luíza, a iniciativa dos ciclistas de Porto Velho chega em um bom momento e a campanha Pedalando Pela Vida impulsiona os trabalhos desenvolvidos pela Fundação, visando atrair mais pessoas para o ato de doar sangue. Ela destaca a iniciativa e parabeniza todos os doadores pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho.

Evandro, que faz parte do grupo de ciclista Sangue Bom, convida todos os adeptos do esporte para participar do evento, que reforça a importância da doação de sangue.

A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Os requisitos para doação de sangue são: ter entre 16 (acompanhado do responsável)  e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; Pesar no mínimo 50kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos; Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial.

Leia mais:

 Projeto Vidas por Vidas terá sábado de coleta de sangue na Fhemeron

 Parcerias apoiam coleta e doação de sangue em Porto Velho e no interior de Rondônia neste fim de semana e após o Carnaval


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Grupo de ciclistas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo