Governo de Rondônia
29/03/2024

CHUTANDO BARREIRAS

Projeto Pegasus de Taekwondo trabalha a inclusão de pessoas com e sem deficiência física

25 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Gabriel (e), que tirou nota dez em todas as matérias do 3º ano, observa o sargento Amauri no início do treinamento de terça-feira

 

Ideal e firmeza de pensamento caracterizam a história do Projeto Pegasus Rondônia: Chutando Barreiras na quadra da unidade Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, em Porto Velho, onde 30 crianças e adultos da periferia treinam duas vezes por semana taekwondo , desde abril de 2018.

“Quando minha esposa Mara estava grávida de Matheus, eu me preocupava: se nascer com algum problema, vou ensiná-lo tudo o que sei, e aos filhos de outras pessoas também”, conta o coordenador do projeto, sargento bombeiro Amauri Fernandes da Silva, 4º dan nessa arte.

Matheus, 9 anos, nasceu perfeito, seu irmão Rafael, 7, também, e ambos treinam. Agradecido, Amauri não desistiu do ideal. Alunos autistas, hiperativos e até um cego, 25, o procuraram para frequentar a quadra do Ifro Norte às terças e quintas-feiras.

 

“Ele criança morava no bairro Três Marias, sua mãe é idosa, eu ia buscá-lo, mas quando se mudou para mais longe, no bairro Academia de Polícia (zona leste), ficou difícil”, conta.

 

Lilian, 5, e Lian, 10, do Jardim Santana (zona leste) começaram a frequentar as aulas no ano passado e também inspiraram o pai, o agente administrativo municipal Lauriane Alves Gomes. Lian já está na faixa amarela.

Desde o lançamento do projeto, o professor do campus Zona Norte, Jorge Washington, manifestou expectativa de ver a modalidade se tornar referência no instituto.

O sargento só se deu conta de alterar o projeto Chutando Barreiras quando procurou em São Paulo o mestre e árbitro internacional Marcelo Rezende, 7º dan, presidente da Panamericana da International Police Martial Art Federation (IPMF). “Antes de visitar o mestre, pretendia trabalhar apenas com alunos portadores de deficiências”.

“O senhor fará inclusão social verdadeira, se incluir deficientes ou não”, disse-lhe Rezende. Estava selada a união dos dois modelos, com apoio direto do Pegasus.

“Voltei de São Paulo com o dublê Pegasus Rondônia Chutando Barreiras”, diz.

Graças à conversa seguida de compromisso, ele animou-se a reuniu alunos matriculados em escolas dos bairros Aponiã, Jardim Santana, Nacional e do Setor Industrial.

Um ano e cinco meses depois de iniciar o treinamento, o sargento Amauri se dispõe a ampliar o número de participantes: “Minha intenção é ver a quadra cheia, e eu aqui no alto da arquibancada, olhando todos eles”.

 

Lauriane Gomes, pai de Lilian e Lian (Jardim Santana), treina com Sandra, mãe de Gabriel (bairro Nacional)

 

Vislumbra ainda a inserção dos alunos no projeto Bombeiro Mirim, cuja última turma concluiu atividades em 2004. Guajará-Mirim, Jaru e Ouro Preto do Oeste são exceções.

A notícia do projeto correu o estado. Recentemente, ele foi procurado para levar a segunda extensão ao interior do estado. Até que se confirme essa possibilidade, prefere não mencionar a cidade contemplada.

Em 20 de julho, enquanto o sargento fazia exame para o 4º dan, 23 alunos vestiam a faixa amarela e dois a faixa verde.

 

“Todos voltados para a disciplina, socialização, qualidades físicas e o melhor aproveitamento do ensino da defesa pessoal; em competições, somente a seletiva e o campeonato estadual”, assinala o coordenador.

 

Gabriel dos Santos, 9, aluno do 3 ano, entra na quadra seguido pela mãe Sandra Maria dos Santos. Moram no bairro Nacional. Ela também participa. “Olha, ele tirou cinco notas dez no primeiro bimestre, e no segundo, em todas as matérias”, orgulha-se Sandra.

Iniciado o aquecimento para o treino de terça-feira (24), Amauri autoriza Priscila, 6, a entrar na quadra. Ela é aluna do 1º ano numa escola do bairro Rio Madeira.

Sorridente, Ronice Ramos acompanha a cena. Foi ela quem trouxe a menina, filha de uma vizinha. Priscila não demonstra timidez e começa a treinar.  “Não me custa nada fazer isso”, comenta Ronice, que já leva o neto Guilherme, 5, matriculado cinco meses atrás.

Priscila, seis anos, chegou terça-feira e logo aprendeu como é feita a saudação

A exemplo de Priscila, outros novos são estimulados pelos colegas da turma de 2018, a adquirir o senso de responsabilidade e desenvolver capacitação pedagógica que precisarão no futuro, quando se formarem professores.

Com emendas ao orçamento específico dessa área, deputados os estaduais Alex Silva e Eider Brasil, e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia colaboraram. O Rondon Palace Hotel cedeu cortesia de hospedagem ao mestre Marcelo Rezende, que veio aplicar os exames.

O tatame de 64 metros quadrados, coletes, protetores de cabeça e outros equipamentos somam R$ 24 mil, investimento custeado pela e Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel).

A paciência do sargento Amauri só aumenta. Além da licenciatura plena em educação física, atualmente ele estuda acupuntura chinesa.

Inscrições para o projeto Pegasus Chutando Barreiras podem ser feitas no Departamento de Extensão (Depex), no campus do Ifro Norte, na Avenida Jorge Teixeira. Sargento Amauri: telefone (69) 992198072, professor Jorge Washington (69) 984846320.

São aceitos alunos de ambos os sexos, a partir dos cinco anos de idade, com ou sem deficiência. As aulas acontecem as terças e quintas-feiras.

Não há cobrança de matrícula ou mensalidade. Podendo, os interessados arcarão apenas com despesas de uniforme e taxas de graduação.

 MILENAR, ARTE MARCIAL COREANA SÓ FICOU CONHECIDA EM 1955

TaeKwonDo [pronuncia-se tê com dô] é arte marcial de origem coreana que surgiu há aproximadamente dois mil anos.

Ela combina práticas tradicionais [técnicas básicas e de defesa pessoal, armas e toda sua filosofia enquanto arte marcial] e esportivas [treinamento voltado para competições, adotando técnicas de treinamento esportivo moderno e de alto desempenho].

Na Coreia, o Taekwondo derivou-se de uma arte marcial de defesa chamada “Subak” ou “Taekkyon”. Desenvolveu-se, sendo desenvolvido com o objetivo de oferecer caminho para o treinamento do corpo e mente, sob o nome de “Sonbae” na época onde a Coreia era composta por três reinos: Koguryo, Baek Je e Silla. Silla.

Ainda hoje existem controvérsias sobre a época exata de seu surgimento. Para Lee (1977), o Taekwondo surgiu na Coreia há aproximadamente 1300 anos. Já Kim (2000), afirma que surgiu aproximadamente há 1800 anos. Outros historiadores consideram esta arte mais antiga ainda.

Silla era o menor dos reinos, constantemente invadido e saqueado. Para se defender, o rei de Silla criou uma elite de guerreiros composta por jovens aristocratas e militares, sob o nome de “Hwa Rang”. Esses jovens guerreiros seguiam um rigoroso código de honra, no qual o respeito e a lealdade eram suas bases.

Os “Hwa Rangs”, juntamente com este código ficaram conhecidos por “Hwa Rang-Do”. Esse grupo, além dos treinos comuns para época com o uso de armas, dava ênfase também ao treinamento corpo a corpo, mental e físico. Com a ajuda dos “Hwa Rang-Do”, Silla se tornou o reino mais forte e conseguiu a unificação dos três reinos.

Muitos séculos se passaram e no dia 10 de agosto de 1910 a Coréia foi invadida e dominada pelo Japão; o governo colonial japonês então proibiu qualquer prática cultural coreana, não só as artes marciais como também o estudo da língua coreana, o canto, as roupas tradicionais, etc.

Durante o período da colonização japonesa, os coreanos praticaram de forma escondida essas atividades. Com a independência da Coréia em 1945, vários lideres de artes marciais queriam voltar às formas tradicionais coreanas de combate desarmado, e a partir de 1946, foram abandonando a influência do Karatê aplicada pela colonização japonesa. Tentaram então unificar as diferentes escolas de artes marciais, mas não obtiveram sucesso.

O Taekwondo só ficou conhecido com esse nome no ano de 1955, quando o General Choi Hong Hi conseguiu unificar as diversas escolas de “Taekwondo”, dando origem a International Taekwondo Federation (ITF). (Lee,1977).

Leia mais
Artistas rondonienses conquistam medalhas de ouro  na Copa das Federações em Pernambuco
Medalhistas do Colégio Tiradentes querem colocar Rondônia no ranking nacional

 Projeto abre inscrições para aulas de Tae Kwon Do voltada a pessoas com e sem deficiência física em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo