Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

DIA DE LER. TODO DIA

Projeto de incentivo a leitura diária entre educandos de Rondônia será lançado nesta terça-feira

19 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

biblioteca-leitura-alunos_colegio-tiradentes_15-09-16_foto_daiane-mendonca-8

Escolas estaduais de ensino fundamental e médio, em todas as modalidades de ensino, podem participar

Dia de ler. Todo dia – projeto de incentivo à leitura entre alunos dos ensinos fundamental e médio será lançado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) às 9h do dia 20, terça-feira, na entrada do Edifício Rio Guaporé, na Rua Padre Chiquinho S/Nº, Bairro Pedrinhas.

“A leitura desenvolve, facilita o raciocínio, modifica e evolui o ser humano, todos ganham com ela”, comentou a coordenadora do Núcleo do Livro Didático, Biblioteca e Sala de Leitura, Gerdalva Vasconcelos.

Participarão escolas, instituições, órgãos governamentais e não-governamentais, aos quais o núcleo enviou até agora 60 ofícios. Escolas estaduais de ensino fundamental e médio, em todas as modalidades de ensino, podem participar.

Nesse desdobramento da mobilização nacional com a mesma denominação, vale ler um romance, uma poesia, ficção, livro, revista, jornal, gibi ou biografia, na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no consultório, na praça, no restaurante ou no ponto de ônibus.

#diadelertododia põe professores, famílias e governo no rumo de um País melhor, acreditam os organizadores da Seduc. Poderão se inscrever somente projetos que estejam em desenvolvimento no período de fevereiro a dezembro de 2016, conforme consta no calendário escolar.

Projetos de incentivo à leitura anteriores também terão terão direito, desde que estejam em curso no ato da inscrição. Para participar, o educando deve preencher a ficha de inscrição na Seduc. A maneira de comprovar participação é o registro [em fotos ou filmes] do que o educando está fazendo.

O projeto visa despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, habilidades linguísticas e enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando à formação do caráter do educando, melhor qualidade do ensino-aprendizagem, o desenvolvimento sociocultural e o aprendizado global.

No espaço denominado Sossegoteca, escritores locais e incentivadores da leitura falarão aos servidores do CPA durante 15 minutos diários, de 21 a 23 de setembro. Já confirmaram presença a escritora e acadêmica de letras Yedda Borzacov, o escritor Anísio Gorayeb e a bibliotecária Glória Valladares Granjeiro.

Haverá troca de livros e exposição literária, das 8h às 12h, distribuição de material do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Programa Nacional da Biblioteca da Escola e do Programa Nacional do Livro Didático.

A realidade permite sonhar. Em 9 de abril de 2015, quando foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Barueri (região da Grande São Paulo], o projeto cativou mais de 93 mil pessoas. Seis meses depois, em 1º de outubro, 427 cidades participavam somando 1,3 milhão de pessoas.

“Recebemos telefonemas de apoio ao movimento e eu me sinto feliz, porque o governo abraçou a campanha”, disse Gerdalva.

Na segunda etapa do projeto, das escolas participantes três serão selecionadas até o dia 9 de novembro pela Seduc para concorrer a troféus e medalhas. Participarão professores, escolas e coordenadorias regionais de educação.
Segundo Gerdalva, as coordenadorias regionais de educação identificarão as melhores práticas de projeto de leitura nas escolas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe