SISTEMA PRISIONAL

Projeto Recomeçar ajuda na recuperação de reeducandos envolvidos com álcool e outras drogas, em Porto Velho

18 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 50 reeducandos do sistema prisional de Porto Velho participam do “Projeto Recomeçar”, que teve início neste mês de janeiro e segue até o mês de junho. Internos de duas unidades prisionais participam do projeto, que tem como público alvo detentos envolvidos com álcool e outras drogas. São 28 do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e 24 da Penitenciária Estadual Feminina (Penfem).

Segundo o enfermeiro da Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad), Ademir Pereira, o projeto recomeçar nasceu em 2011 no Presídio Provisório Feminino. “No início o serviço era feito de maneira voluntária, foi quando o ministério público organizou as reuniões, e foi feito um termo técnico de parceria entre o governo de Rondônia, prefeitura de Porto Velho e o Ministério Público para apoiar o projeto. Foi então que houve a necessidade de ter uma equipe de profissionais capacitados para então dar continuidade ao projeto”, explicou Ademir.

Atualmente o Recomeçar funciona com uma equipe médica com psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e uma pessoa que cuida da parte espiritual. “O projeto tem duração de 6 meses. A ideia é que ele seja implantado em todo o sistema prisional da capital e de outros municípios”, afirmou Ademir.

METODOLOGIA

A psicóloga e coordenadora do projeto, Dionéia Martins Marinho, explica que os encontros são semanais. “Durante cada semana são abordadas temáticas que se relacionam e tem uma continuidade. Os temas específicos vão trabalhar a questão do desenvolvimento social, auto reflexão, aspectos relacionados a família, além dos  prejuízos e os malefícios que o uso de drogas acarretam”. Tudo, segundo coordenadora, a partir de uma metodologia de participação em grupo, com exercícios e dinâmicas que favoreçam a integração, a troca de ideias e a exposição individual. Em alguns momentos os temas serão trabalhados com cunhos educativos. Os internos participantes  foram selecionados pela própria direção das unidades.

CAPACITAÇÃO

Conforme Dionéia, nos dias 3 e 4 de fevereiro acontecerá uma capacitação para os agentes penitenciários e a equipe de saúde da Secretaria de Justiça (Sejus), que vai abordar situações sobre drogas, esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento do “Projeto Recomeçar”. ”E preciso que todos do sistema prisional entendam qual é a proposta desse trabalho, e como será a  execução do projeto”, finalizou Dionéia.

Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier