DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Projeto Recomeçar tem atividade especial para mulheres no presídio feminino

09 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe do Projeto Recomeçar promoveu uma atividade especial, no presídio feminino de Porto Velho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A gerência de Reinserção Social da Superintendência de Políticas Sobre Drogas (Sepoad), responsável pelo grupo terapêutico com as apenadas, apresentou vídeo motivacional, músicas com voz e violão de Ademir Pereira e distribuiu lanche e doces as participantes.

Projeto Recomeçar - Dia Internacional da Mulher (2)

Programação contou com apresentação musical

O grupo terapêutico de mulheres do presídio feminino é realizado toda manhã de segunda-feira, dentro das atividades do Projeto Recomeçar, que tem por tem por objetivo ações integradas de prevenção, tratamento e reinserção de apenados com histórico de dependência de álcool e outras drogas.

O Recomeçar tem o Ministério Público como guardião, na coordenação a Sepoad, além da participação com disponibilização de profissionais da Secretarias de Estado de Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesau); e Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e da Saúde (Semusa), através do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas da Capital.

As atividades de grupos terapêuticos é uma das ferramentas utilizadas pela equipe multiprofissional da Sepoad, no tratamento e recuperação de pessoas afetadas pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Elas são importantes para potencializar as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiência e melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo.

Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis