Governo de Rondônia
Quarta, 19 de fevereiro de 2020

RECREAÇÃO TERAPÊUTICA

Projeto “Recreação Terapêutica, Repensando o Cuidado” proporciona momentos de descontração a pacientes do HB em Porto Velho

12 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Grupo Instrumental Família Cristã

O projeto “Recreação Terapêutica, Repensando o Cuidado”, idealizado pelas servidoras do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, tem como objetivo proporcionar aos pacientes internados na unidade momentos de descontração e de interação social, e inclui atividades como cinema no hospital, musicoterapia, jogos, atividades de educação física para pacientes da Ala de saúde mental, incluindo amistosos de vôlei e futsal, tudo com orientação de um profissional da área de educação física, de forma voluntária.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Patrícia Oliveira da Silva Queiroz, presidente da Comissão de Humanização Hospitalar do Hospital de Base e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, em dezembro de 2019 foi realizado um projeto piloto para analisar a viabilidade de execução. Após a analise positiva, o projeto se tornou efetivo.

 

“Os pacientes internados ficam ociosos. As atividades recreativas, além de ajudar a passar o tempo, ajuda na recuperação dos pacientes que acabam ganhando acompanhantes e fazendo novos amigos”, destacou Patrícia Queiroz.

 

As atividades recreativas começaram em dezembro do ano passado com Cinema no Hospital, desde então as atividades vêm acontecendo. “Algumas atividades acontecem aos sábados, outras três vezes na semana com o educador físico realizando atividade funcional, trabalhando coordenação motora, recreação e esportes na psiquiatria”, disse a presidente da Comissão de Humanização Hospitalar Patrícia Queiroz.

O projeto “Recreação Terapêutica, Repensando o Cuidado” conta hoje com 50 voluntários cadastrados. Também conta com a ajuda de parceiros como Anjos da Enfermagem, Liga Acadêmica Laccro, Residência de Saúde da Família Unir, Projeto Cuca Legal e Grupo Voluntários do Bem.“Estamos abertos a novos profissionais que queiram fazer parte deste projeto tão grandioso. Quem é da área de educação física, da saúde, músicos, pode procurar o NEP/HB para seleção. Será sempre uma honra agregar mais pessoas no Projeto Recreação Terapêutica”, enfatizou Patrícia Queiroz.

Leia mais:

 Consultores iniciam projeto do novo pronto-socorro de Rondônia

 Sesau realiza capacitação de profissionais de saúde da PM de Porto Velho para abordagem e tratamento do tabagismo


Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Municípios, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe