29/03/2024

CENTRO DE DIÁLISE

Projeto Rodas Vivas garante transporte a pacientes renais da região de Ariquemes

20 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 25 pacientes de nefrologia são atendidos pelo serviço de transporte oferecido pelo governo de Rondônia, com o projeto “Rodas Vivas”, do Centro de Diálise de Ariquemes (CDA). O projeto foi implantado com a finalidade de somar benefícios aos pacientes atendidos no CDA com doença renal crônica (DRC), com vulnerabilidade financeira, fortalecendo, assim, a diretriz da humanização programada e implementada no âmbito da unidade.

Centro de Diálise de Ariquemes atende a mais de 25 pacientes da região do Vale do Jamari, inclusive de Jaru

Desde a inauguração, no segundo semestre de 2014, a equipe do CDA busca os pacientes beneficiados em suas residências para a realização do tratamento de hemodiálise, levando-os após a conclusão dos procedimentos médicos.

Para a inclusão no projeto, os pacientes são atendidos pela equipe de assistência social da unidade, onde são avaliados alguns critérios, a exemplo das condições financeiras, inclusive de parentes.

A assistente social, Maria de Lurdes Antunes, explicou que caso o paciente não tenha carro, mas o filho, tia, primo (qualquer grau de parentesco) tem, o familiar é acionado pela equipe de assistência social do CDA e responsabilizado a oferecer o auxilio transporte ao familiar.

“O governador Confúcio Moura mostrou a todos que é possível ao mesmo tempo prestar um serviço de qualidade e humanizado aos pacientes. Basta querer. E nós fazemos”, frisou Maria de Lurdes.

O veículo utilizado no projeto Roda Viva é fruto de doação feita pela Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Ariquemes, após campanha de arrecadação liderada pela médica Rosieli Alves Chiaratto. A entrega foi realizada no dia da inauguração da unidade. Desde então, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se responsabiliza pelo combustível, manutenção e motorista.

“Percebo o CDA como um equipamento sociosanitário de grande valia para a população, devendo ser conhecido e reconhecido como tal, de forma a ser cuidado por todos nós, cidadãos rondonienses, como item de valor imensurável”, destacou Rosani Aparecida Alves Ribeiro de Souza, coordenadora do Centro.

A aposentada Maria dos Santos, 68, moradora do Setor 10, é uma dos pacientes beneficiados com o Rodas Vivas. Há seis meses, três vezes por semana, ela utiliza os serviços do projeto para fazer o tratamento no CDA. Segundo ela, o projeto é fundamental nessa fase de sua vida, pois sem condições financeiras seria difícil realizar o tratamento. “O governador está cuidando com tanto carinho da gente. Esse serviço que ele oferece para mim e os meus colegas significa vida”.

Já o motorista Rubens Santana, 62, considera ser uma “missão divina” trabalhar no projeto. “É um serviço que me traz muita satisfação. É muito gratificante”, declarou.

O agricultor Valdete

O agricultor Valdete disse que segue à risca a dieta médica

O agricultor Valdete Rodrigues, 50, faz tratamento desde 2014, e disse ser um paciente exemplo, pois segue a dieta do médico nefrologista à risca, faz as sessões de hemodiálise três vezes por semana, nos dias agendados, e destacou que tudo isso é possível por causa da equipe de multiprofissionais do CDA.  “O Rodas Vivas contribui muito com nosso tratamento. É uma mão na roda”, brincou Rodrigues.

Atualmente, o CDA conta com uma equipe multiprofissional composta  por psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista, mantida pelo governo estadual.

Em um ano e meio de funcionamento, o CDA atende aos pacientes de toda a região do Vale do Jamari, e de Jaru, que faziam hemodiálise em Ji-Paraná, o que aumentou consideravelmente a demanda, de 22 para 120 pacientes.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Transporte