Governo de Rondônia
29/03/2024

OPERAÇÃO TEIXEIRÃO II

Projeto Rondon contribui com a promoção da cidadania em comunidades acompanhadas

27 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Em parceria com instituições de ensino, projeto prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades assistidas

O Governo do Estado de Rondônia, através da Casa Militar, realizará no período de férias letivas, no mês de julho de 2020, o Projeto Rondon – Operação Teixeirão II. Trata-se de uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos estadual e municipal, com o objetivo de contribuir com a construção e promoção da cidadania. O projeto visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população local, contando, também, com parceria das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal, estiveram presentes o coronel da Força Aérea, Marcelo Martins Soares, o coronel da Marinha, José Antônio Gomes da Silva e o major PM Clodomar José Rodrigues, que explicaram o projeto aos participantes. Eles foram recepcionados pelo comandante do 4º BPM, major PM França.

“O Projeto Rondon prioriza o desenvolvimento de ações que ofereçam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira”, explicou o coronel da Força Aérea, Marcelo Martins Soares.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Polícia Militar é parceira e auxilia a execução do Projeto em Rondônia

Em Rondônia, o Governo do Estado assume o papel de deslocamento dos universitários que são, prioritariamente, de instituições rondonienses de Ensino Superior. A ideia é que os acadêmicos possam visitar algumas cidades, apresentando uma realidade a eles muitas vezes desconhecidas. Os acadêmicos trocarão o período de férias pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado de Rondônia

Essa troca de experiências e conhecimentos visa contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário; com o desenvolvimento sustentável,  o  bem-estar  social  e  a  qualidade  de  vida  nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias; proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade do estado; contribuir  com  o  fortalecimento  das  políticas  públicas,  atendendo  às  necessidades  específicas  das comunidades selecionadas; desenvolver  sentimentos  de  responsabilidade  social,  espírito  crítico  e patriotismo e ainda contribuir  para  o  intercâmbio  de  conhecimentos  entre  as  instituições  de  ensino  superior,  governos locais e lideranças comunitárias.

Também participaram da reunião, os representantes das seguintes Instituições de Ensino Superior atuantes em Cacoal, Unir, Unesc, Facimed, Fanorte e também do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFRO.

Leia mais:

Rondônia ativa Batalhão de Polícia de Fronteira e combate avanço da criminalidade no país

Patriotismo e integração em Rondônia foram destaques na cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira Nacional

População lota escola no último dia da Operação Aciso em Costa Marques


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin e Sargento PM Carliane
Fotos: Sargento PM Carliane
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Distritos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Polícia, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo