18/03/2024

AGRICULTURA FAMILIAR

“Projeto Semear” incentiva produção de alimentos entre produtores de Pimenteiras do Oeste

10 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Kits foram entregues para incentivar a produção de alimentos sem a necessidade de agrotóxicos

O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), buscando fortalecer as ações desenvolvidas pela agricultura familiar em todo o Estado, realizou na quarta-feira (9) o lançamento do “Projeto Semear”, em Pimenteiras do Oeste.

Idealizado pela equipe do escritório local da Emater, e desenvolvido em parceria com um zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, o projeto é voltado para o incentivo de produção de alimentos com a elaboração de horta orgânica. Segundo o gerente local, Andrew Vinícius, a proposta foi apresentada à Prefeitura que realizou a compra dos materiais necessários para a distribuição dos kits.

Cem produtores vão receber os kits de horta familiar, que são compostos com sementes de diversas hortaliças, calcário filler (moagem fina de calcário), fertilizantes e manual de orientação. Além de receberem os kits, os extensionistas ofertarão assistência técnica aos agricultores na produção dos alimentos livres de agrotóxicos.

Produtores vão receber orientações técnicas dos extensionistas durante a elaboração da horta doméstica

O gerente também destaca, que por ser uma inovação, espera que o projeto sirva de modelo para outros municípios, em prol de melhorias para agricultura familiar. “É uma novidade no nosso Estado, somos os primeiros a estar colocando em prática a horta doméstica, plano que visa produzir alimentos sem a necessidade de agrotóxicos. Vamos prestar as orientações necessárias, além de produzirmos no escritório um defensivo orgânico e compostagem orgânica que podem ser utilizados para adubação e repelente para insetos”, explicou Vinícius.

Para o gerente regional da Emater no Cone Sul, Cleverson Oliveira, é muito importante essa interação entre extensionistas e produtores. “Para fortalecermos a Agricultura Familiar precisamos incentivar a geração de renda. Com o apoio na produção de alimentos, vamos deixar de ver os produtores indo comprar verduras na cidade. Pois, além de consumir, vão vender os alimentos nas feiras, mercados, participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e até mesmo expandir a venda para as cidades maiores”.

A prefeita de Pimenteiras do Oeste, Valéria Garcia parabenizou a atuação da Emater no município. “A entidade está sempre firme conosco, buscando alternativas para incentivar as famílias rurais. Com esse projeto, vamos fortalecer a Agricultura Familiar, pois com eles produzindo, a gente tem a certeza de que sempre terão uma renda extra. Fico muito feliz em ver a nossa Agricultura Familiar crescendo com assistência e orientação certa”.

Valéria também enfatizou que Pimenteiras estará desenvolvendo em breve o PAA Municipal, o qual os produtores poderão participar do programa, ofertando os alimentos produzidos no projeto da horta doméstica.

A equipe regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), juntamente com a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), participaram do lançamento do “Projeto Semear”, e destacaram a importância da orientação técnica aos produtores, uma vez que o agricultor também é um empreendedor e os ensinamentos tornam-se uma educação empreendedora.

Texto: Jesica Labajos
Fotos: Jesica Labajos