DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

Projeto vai garantir Ater para regularização ambiental em unidades de agricultura familiar

03 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe técnica da Emater-RO finalizou, nesta segunda-feira (3), o projeto para captação de recursos financeiros do Fundo Amazônia. Com a proposta de recuperar áreas desmatadas, o projeto vai garantir assistência técnica e promover a preservação do meio ambiente em propriedades rurais registradas no Cadastramento Ambiental Rural (CAR). O projeto foi encaminhado para apreciação do junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do Fundo Amazônia e conta com apoio do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.

Após ampla discussão, o projeto Reviverde foi encaminhando ao BNDES.

Batizado de Reviverde, o projeto para recuperação de áreas que se encontram fora das exigências da legislação ambiental propõe a continuidade do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental Integrado (PDSEAI), sob gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que já conta com um financiamento inicial do Fundo Amazônia. “O projeto Reviverde tem por prioridades restaurar, produzir e conservar”, salienta Vaneide Rudnick, da Emater-RO, que está à frente da elaboração do projeto.

Vaneide explica ainda que a proposta é levar o projeto aos 52 municípios do estado, priorizando inicialmente aqueles que tiveram maior área de desmatamento. “Para darmos início ao projeto, vamos trabalhar inicialmente com 26 mil agricultores familiares, mas já contamos com um público de aproximadamente 106 mil produtores que aderiram ao CAR, no estado”, diz.

Já referenciado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com carta de carta consulta encaminhada pelo ministro José Sarney Filho, e endossado pelo senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp, o projeto encaminhado ao Fundo Amazônia propõe ações que vão desde a elaboração e implantação do Projeto de Recomposição de áreas Degradadas e/ou Alteradas (PRADA), com aquisição de mudas e acompanhamento técnico da Emater-RO, até o financiamento de projetos de pesquisa visando estudos que possam viabilizar melhores arranjos produtivos que contribuam para a conservação do solo e captação de gases do efeito estufa. Para isso será firmada parceria com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia (Fapero).

Após ampla discussão, o projeto Reviverde foi encaminhando ao BNDES para avaliação e captação de recursos junto ao Fundo Amazônia, responsável pela busca de investimentos para o desenvolvimento de atividades sustentáveis. A proposta prevê a captação de pouco mais de R$ 100 milhões de reais para atividades voltadas à regularização ambiental de propriedade da agricultura familiar. “Importante salientar que esse projeto, além de oportunizar uma sequência de ações para regularização ambiental no estado, também oferece a oportunidade de o agricultor familiar produzir de forma consciente, mantendo a geração de emprego e renda, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente para as futuras gerações”, enfatiza a extensionista da Emater-RO.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes