Governo de Rondônia
18/04/2024

P.A.R.T.Y

Projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito orienta futuros condutores em Porto Velho

02 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Visita as enfermarias ortopédicas do HB

 

A 2ª edição do Party (siga inglesa) reuniu 40 alunos Colégio Tiradentes da Polícia Militar, no auditório do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e também contou com a presença dos Coordenadores das três ligas acadêmicas, Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (Laccro), Acadêmica de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica de Rondônia (Lagecc) e Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência de Rondônia (Lacitre), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal e Técnico-Científica (Politec).

Beatriz Carvalho de 18 anos

O objetivo do projeto é conscientizar esses novos condutores, que em breve estarão nas ruas, de que direção e álcool não combinam. Durante à tarde do ultimo sábado (31), os alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes, tiveram aulas sobre as causas e as consequências de dirigir embriagado, dirigir fazendo uso do celular, e muitas vezes quando estão apressados. Cada um representando seu órgão palestrou e mostrou vários vídeos relacionados ao assunto, dúvidas foram surgindo, porém o principal objetivo foi alcançado.

“Eu estou terminando de fazer aula teórica de habilitação, e com essas palestras tenho uma visão mais ampla do que pode acontecer se eu não for responsável no transito. Já presenciei vários acidentes, uns bastante graves, hoje vendo esses vídeos que são baseados na realidade, tenho consciência de que se não dirigirmos com responsabilidade, podemos acabar com uma vida, ou até mais de uma”. Disse a Beatriz Carvalho de 18 anos.

Dr. Fernando Máximo orientador do Núcleo P.A.R.T.Y. Porto Velho.

O secretário de Saúde Fernando Máximo atendeu por nove anos no Pronto Socorro João Paulo II, onde chega muitas vitimas de acidentes de transito. “Temos consciência de que o restante da população deve ter conhecimento e orientação sobre as consequências de dirigir alcoolizado. Os últimos levantamentos da ONU mostram que os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo, e esses jovens de hoje serão nossos futuros motoristas, por isso nossa preocupação em começar por esse público”.

Após as palestras os alunos visitaram a ortopedia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, as enfermarias onde estão internados pacientes vítimas de acidentes de trânsito, alguns sem poder andar, outros com braços quebrados.

Acompanhado pelos estudantes de medicina, os alunos fizeram o percurso do auditório até as enfermarias, realizando simulações de que estavam acidentados, usando muletas, tipoias, faixa nos olhos, simulando situações que podem ocorrer devidos um acidente de transito.

VEJA AS FOTOS:

Leia mais:

Alunos do Colégio Tiradentes participam da 2ª edição do Projeto de Prevenção de Trauma neste sábado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo