25/04/2024

SIGEP

Projetos de Esporte e Lazer de Porto Velho serão geridos por sistema disponibilizado pelo governo estadual

06 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) para o controle e monitoramento de ações gerenciais, passará a ser utilizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Velho (Semes). Na quinta (2) e sexta- feira (3), gerentes, coordenadores, assessores e a secretária Ivonete Gomes participaram da oficina de implantação da ferramenta realizada no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meireles.

Treinamento foi realizado na quinta e sexta-feira pela Sepog para os servidores e a secretária Ivonete Gomes

Para trabalhar a metodologia de implantação, conduzida pelo coordenador das Secretarias Regionais do estado, Natan Oliveira, os servidores foram instigados a repensar questões de organização estrutural interna e suas respectivas competências para então definirem a missão, visão e valores do órgão. A partir desse entendimento organizacional, os participantes puderam pensar nos projetos prioritários da instituição e inseri-los no Sistema para que possam ser monitorados e controlados pelo gestor.

O titular da Sepog, George Braga, parabenizou o interesse da Semes em procurar o governo estadual para conhecer e saber como implantar o sistema. Na oportunidade, ele falou da experiência de ser gestor e apontou alguns procedimentos que devem ser adotados na condução do dinheiro e máquina públicos, principalmente no cenário atual do País, onde é preciso intensificar a busca de conhecimento e se reinventar. “Muitas vezes temos que dizer não. O não abre portas. Diante disso, temos que nos recompor para adquirirmos o sim. É preciso mente aberta para mudança e transformação. A adoção do Sigep representa muito bem esta atitude inovadora, uma vez que é possível acompanhar as ações de forma clara, visualizar o que está ou não indo bem, estabelecer novos encaminhamentos, entre outras possibilidades”, disse Braga.

IMPLANTAÇÃO

Inserido dentro do Programa de Apoio aos Municípios desenvolvido pela Sepog, o Sigep está sendo disponibilizado gratuitamente pelo governo do estado às prefeituras. As cidades de Machadinho do Oeste, Campo Novo, Monte Negro, Espigão do Oeste e Cacoal já utilizam, enquanto os municípios de Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e São Francisco do Guaporé estão agendados para implantação. Até o final do ano, a ferramenta deve atender a 20 prefeituras.

A Semes é a primeira instituição no âmbito de secretaria municipal a implantar o Sigep para o controle das ações internas. Ao agradecer a parceria com o governo, a titular da pasta destacou a importância de adotar o sistema. “A partir do momento que estabelecemos a missão e visão do órgão, e construímos um planejamento sólido, é que conseguimos fazer uma gestão não só para os quatro anos, mas para os próximos 20, por exemplo. É preciso ter objetivos e buscar alcançá-los da melhor forma possível”, ressaltou Ivonete Gomes.

Para o coordenador de projetos da Semes, Edilson Pacheco, a iniciativa foi muito importante por enriquecer o conhecimento dos servidores em termos de planejamento estratégico e trazer uma perspectiva inovadora de projetos a ser desenvolvidos na secretaria.

Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo