Governo de Rondônia
29/04/2024

DUQUE DE CAXIAS

Promoções de oficiais e sargentos marcam comemoração ao Dia do Soldado na Polícia Militar de Rondônia

24 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a formatura, 28 oficiais foram promovidos ao posto de major

 

Vinte e oito promoções de oficiais e 146 de sargentos foram destacadas no final da tarde de sexta-feira, 23, pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) durante a formatura militar alusiva ao Dia do Soldado, comemorado nacionalmente em 25 de agosto. A solenidade militar foi realizada no quartel do Comando-Geral da Corporação marcando a data em homenagem ao nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa enalteceu a importância da data que fortalece a missão de cada policial militar na defesa da Pátria, dos poderes constitucionais, da Lei e da Ordem. O comandante sempre tem lembrado o compromisso do Governo do Estado pela segurança pública e reforçou o lema da Polícia Militar que enaltece a lealdade, disciplina e constância.

Durante a solenidade militar foram destacadas as promoções ao posto de major PM do quadro de oficiais pelo critério de antiguidade; bem como a Portaria que garante a promoção de Praças da PM à graduação de 2º sargento PM, também pelo critério de antiguidade.

Ainda na formatura militar o comando-geral da Polícia Militar realizou a outorga da Medalha Honra ao Mérito Cultural a policiais militares que obtiveram a primeira classificação em curso oferecido pela Corporação sendo agraciados os seguintes militares: capitão PM Edilberto Lima Falleiros (curso de Inteligência Nível I);  sargento PM Glaison Palharin de Souza (curso de Negociador Policial em Ocorrências de Altíssima Complexidade); e o cabo PM Cristier Reis Rodrigues (curso de Atirador Policial de Precisão).

Polícia Militar realiza formatura alusiva do Dia do Soldado e promove oficiais e sargentos

Na ordem do dia pelo 25 de agosto, Dia do Soldado, o comandante da PMRO trouxe a mensagem de que todos são soldados: “desde o Comandante-Geral até o policial mais moderno de nossa instituição, pois nossa missão de soldado policial militar é promover segurança da população por intermédio do policiamento ostensivo, com respeito aos direitos humanos e participação social em todo estado de Rondônia, contribuindo para a construção de um ambiente cada vez mais seguro, sempre baseado nos valores da Ética, Lealdade, Respeito, Representatividade, Justiça, Disciplina e Hierarquia”, elencou.

Ainda na Ordem do Dia, o comandante ressaltou que o soldado deve ser disciplinado, corajoso e dedicado, sendo que uma das características mais importantes é a honra que carrega por defender a comunidade, o Estado e a Pátria. Trabalho muito bem desempenhado pelos policiais militares. O modo correto de se portarem, a disciplina, o conhecimento dos deveres militares, os incansáveis serviços prestados ao cumprimento das ordens, sempre com grande dedicação e amor ao trabalho são motivos de aplausos do comandante-geral, como bem frisado pelo coronel Ronaldo.

DIA DO SOLDADO

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, em homenagem ao patrono, grande militar brasileiro (Duque de Caxias), que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias. Luis Alves de Lima e Silva era o seu nome verdadeiro e, como patrono do Exército do Brasil, lutou pelo país, para defender os direitos, fazendo grandes conquistas.

Ao finalizar, o comandante deixou a mensagem de que a força, determinação e perspicácia são qualidades ímpares para a construção de um bom soldado, que deseja apenas proteger os seus conterrâneos e ajudar a construir um mundo de paz. “Que o Grande Arquiteto do Universo continue a protegê-los na nobre missão de defender nossa sociedade, e nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que doam suas vidas em prol da segurança dos rondonienses”, destacou o comandante Ronaldo.

A solenidade militar também contou com a presença do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; do subcomandante da PM, coronel Rildo José Flores; do chefe do Estado Maior, coronel Alexandre Almeida; dos deputados estaduais Eyder Brasil e Ezequiel Neiva; do superintendente Estadual de Comunicação, Lenilson Guedes; dentre outras autoridades civis e militares.

SESDEC

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá também fez menção à data, destacando que este ano, comemoram-se os 216 anos do nascimento de Duque de Caxias. Luis Alves de Lima e Silva, soldado símbolo da Pátria e Patrono do Exército Brasileiro: “nos remete a um legado exemplar de luta e coragem, que trouxe esperança ao país em um momento crítico. Na época, já com visão estratégica implementou a pacificação com o entendimento de que apesar de insurgentes eram compatriotas, implantando a anistia como ferramenta de pacificação”, lembrou coronel Pachá.

Na mensagem lida pelo secretário há destaque para o trecho que diz: “Que possamos, juntos, resgatar os valores sociais da nossa sociedade, sem ideologias, sem divisões de classes, sem fragmentações quaisquer. Atuando no nosso mister diário de combate ao crime, na diminuição dos índices de criminalidade, no aumento da qualidade de vida da nossa população”.

Leia mais:

Patrulha Maria da Penha atende 218 mulheres no primeiro ano de atuação em Cacoal

Governo de Rondônia treina policiais para o uso de câmeras durante abordagens em Vilhena

Polícias Militar e Civil deflagram Operação Hefesto em três municípios de Rondônia

Integração entre Polícia Militar e comunidade reforça segurança do 5º BPM no bairro Jardim Santana, em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Cabo PM Raicinaluz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo