Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE

Pronto Socorro João Paulo II realiza a I Semana de Conscientização de Resíduos Hospitalares

24 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A coleta do resíduo é feita sete vezes ao dia no Pronto Socorro João Paulo II

Com o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância do correto descarte do resíduo hospitalar, o Pronto Socorro João Paulo II, através do Núcleo de Educação Permanente, Plano de Gerenciamento de Resíduos De Serviços de Saúde (PGRSS) e a equipe de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência, realizará a I Semana de Conscientização de Resíduos Hospitalares, de 4 a 8 de novembro, para  profissionais de saúde, colaboradores e acompanhantes.

Desde abril que esse trabalho vem sendo realizado dentro do Pronto Socorro João Paulo II, e com resultados visíveis, como economia de cerca de R$ 20 mil por mês. “Nosso trabalho vem sendo de conscientizar os profissionais e os acompanhantes, vamos de leito em leito, falar e mostrar a importância de fazer corretamente o descarte do resíduo hospitalar. Acreditamos que após a realização desse evento, vamos alcançar resultados ainda melhores”, destacou Deizieny Aires, responsável pelo controle de resíduos sólidos do Pronto Socorro.

A coleta do resíduo hospitalar é feita sete vezes ao dia, sendo duas pela manhã, duas a tarde e três à noite, esse lixo fica armazenados dentro das ‘bombonas’, no abrigo de resíduos. “Antes desse trabalho de conscientização, o lixo chegava a pesar até 1.800 quilos, hoje chega em torno de 600 a 800 quilos cada pesagem. As pesagens são feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo que o local que acumula mais lixo é a sala de emergência e o centro cirúrgico, devido o acumulo de sangue”, afirmou Edmilson Bezerra Cruz Junior, residente de enfermagem.

A direção do Pronto Socorro João Paulo II apoia a iniciativa. “Fazer a separação desse resíduo custa a vida de muitas pessoas. Esse lixo é descarregado na Vila Princesa e vários catadores trabalham no local e correm o risco de serem contaminados. Esperamos que todos abracem essa causa e tirem suas dúvidas, assim teremos um resultado muito mais positivo”, disse Carlos Eduardo Rocha Araújo, diretor do João Paulo II.

Durante toda semana que começa no dia 4 de novembro, com uma exposição de materiais recicláveis, as equipes irão aos setores, com informativos didáticos e dinâmicos, além de realizarem palestras, o encerramento será dia 8 com o workshop “O descarte incorreto do seu lixo traz prejuízo à saúde de alguém”.

Leia mais:

Governo lança campanha SOS João Paulo II: “Por Amor à vida Seja Prudente no Trânsito”

Governo de Rondônia entrega primeiro equipamento de tomografia ocular da região Norte

Sesau oferece Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstetrícia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Sângela Oliveira e Admilson-Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo