Governo de Rondônia
29/03/2024

JOVENS E ADULTOS

Provão do ensino médio do Ceeja Padre Moretti acontece a partir de segunda-feira em Porto Velho

12 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

C.E.E.J.A Padre Moretti_10.02.17_Foto_Daiane Mendonça (9)

Clientela do Ceeja aguarda a instalação das turmas do Educação de Jovens e Adultos com tecnologia

A partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 25 acontecem as provas do ensino médio do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, em Porto Velho.

Os testes do ensino fundamental iniciaram na terça-feira (9) e se encerram nesta sexta-feira (12), conforme informou a coordenadora pedagógica do estabelecimento, Francisca Aguiar da Silva.

Mais de três mil candidatos se inscreveram. O cômputo geral dos participantes será divulgado no final das provas.

Com o objetivo de ingressar no concorrido mercado de trabalho, atualmente o aluno do Ceeja tem grande expectativa na organização do Programa Educação de Jovens e Adultos com Tecnologia (EJATec) pela Secretaria Estadual de Educação.

As inscrições já teriam iniciado, não fosse a urgência de se garantir espaço e logística. É que, dois anos atrás, a Escola Samaritana fora extinta e os seus alunos ocuparam parte das dependências do Ceeja.

Segundo Francisca, no final de 2016 houve remanejamento de alunos para outras escolas, mesmo assim seus equipamentos permaneceram na biblioteca, cozinha, secretaria e administração do Centro.

Assim, as seis turmas iniciais do EJATec planejadas aguardam o momento certo para ocuparem seus devidos lugares.

TIRANDO DÚVIDAS

Ela tirou dúvidas dos candidatos. “No blog aparecem perguntas, todas referentes a ofertas de cursos, provão, conteúdos e períodos de inscrição. Em março tivemos 3.897 pessoas interessadas no EF e 4.807 no EM”, explicou.

Francisca desfez o equívoco quase sempre demonstrado por pessoas que compreendem o provão como algum tipo de concurso, jogo ou loteria. “Não é o X que funciona, mas o preparo do candidato; o exame serve para o aluno regularizar o atraso escola e organizar documentação perdida”, alertou.

Ao mesmo tempo serve para atender a alunos que ficaram retidos em alguma disciplina.

Provão Padre Morette-Francisca Aguiar da Silva(Coordenadora Pedagógica)-12-05-2017-Jeferson Mota 1 (2)

Francisca Aguiar da Silva, coordenadora pedagógica

Eu estudo somente os itens listados? – indaga um aluno no blog. Na folha inscrição consta a disciplina [ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática], responde a coordenadora.

Fiz provas no [colégio] Interação para terminar o EM [ensino médio], ainda faltam duas matérias. Tem como fazer essas duas, ou faço tudo de novo? – indaga outro aluno. Uma colega antecipa a resposta do Ceeja: Você não precisa fazer o que já eliminou.

Fiz a prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e eliminei algumas, mas não consegui pontuação em matemática. Posso usar as notas? Resposta: pode sim, aproveitar o que obteve no Enem, com estado de proeficiência.

Estrangeiros, especialmente bolivianos e haitianos, alegam a impossibilidade de pagar transcrições e de recorrer a consulados, o que para eles sai “caro e trabalhoso”, por isso preferem começar pela séries iniciais, lembrou Francisca.

 O QUE É EJA

►A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas.

► Sua metodologia de ensino diferencia-se da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a EJA era chamada de supletivo, por isso, muitas pessoas ainda utilizam este termo ao se referir a essa modalidade de ensino.

Veja o conteúdo e as normas do Ceeja no blog da Escola.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo