Governo de Rondônia
26/04/2024

PROTOCOLOS

Qualidade e investimento em capacitação de profissionais são destacados na 2ª Jornada de Segurança do Paciente do Hospital de Base, em Porto Velho

22 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Williames Pimentel destacou compromisso do governo com o setor de saúde

Os investimentos feitos pelo governo de Rondônia, a implantação do programa de descentralização do atendimento de alta complexidade, os números positivos conquistados pelo estado, a aquisição de equipamentos de última geração, a transformação do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) em referência em transplantes e captação de órgãos, foram destacados pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, durante a 2ª Jornada de Segurança do Paciente do HB, que se encerra nesta quinta-feira (22), em Porto Velho.

Ele defendeu maior participação dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, e desapontou que todo investimento em formação e qualificação – estimado em cerca de R$ 4 milhões -, por meio do programa de educação permanente, além do aporte financeiro feito no setor, não teriam sentido se não houvesse mudança nos protocolos em todas as unidades de saúde do estado, através da humanização do atendimento, do empoderamento de todo corpo técnico e médico e do avanço da segurança do paciente.

De acordo com o secretário, o governo faz sua parte gerando seminários, trazendo técnicos de unidades de excelência, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para atualizar, doutrinar e consolidar todos os protocolos internacionais em segurança do paciente. Segundo ele, esse é um dos maiores feitos da atual gestão: qualificar seus profissionais para buscar a certificação de excelência pelo Ministério da Saúde (MS), prevista para 2018. Essa ação tem como foco a satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.

Durante três dias, profissionais da área técnica do Hospital Alemão – que concentra sua maior expertise: doenças circulatórias, digestivas, oncológicas, osteomusculares e atenção ao idoso -, ONA, Anac do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Longevidade, debateram vários temas ligados ao Programa de Segurança do Paciente implantado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) no Hospital de Base Ary Pinheiro.

Na pauta da jornada foram abordados temas, como protocolos nacionais e internacionais de segurança do paciente, enfermagem e implantação do SAE, segurança em medicamentos, sistema operacional da aviação para medicina, higiene efetiva para as mãos, entre outros procedimentos considerados importantes para a segurança do paciente.

A promotora de Justiça Emília Oiye, que atua na área de saúde do Ministério Público de Rondônia, destacou a importância de o estado debater protocolos, métodos, técnicas, para aprimorar o atendimento e evitar erros em procedimentos que possam causar danos aos pacientes.

Promotora Emilia Oiye disse que medo precisa ser superado

Emilia Oiye contou experiências pessoais e disse ser necessário que o usuário do sistema de saúde supere o medo que ainda há em relação a possíveis erros que podem ser cometidos por profissionais que estão na linha de frente do atendimento.

A promotora avalia como altamente positivos o debate e a troca de experiência com profissionais de centros avançados da América Latina. Para ela, buscar a mudança nos procedimentos é um bom começo para uma situação real que ainda gera medo em muitas pessoas.

Ainda de acordo com o secretário Pimentel, o objetivo da 2ª Jornada de Segurança do Paciente é proporcionar a integração de profissionais da saúde e estudantes das instituições de ensino ligados à área, além de promover a troca de experiência, informação e conhecimento entre os profissionais de saúde das instituições públicas e privadas que possuem Núcleo de Segurança do Paciente com técnicos vindos de estados com vasta experiência em medicina pública. Outra meta – já posta em prática na jornada do ano passado -, é difundir os protocolos sobre segurança do paciente entre a comunidade acadêmica.

Leia Mais:

Pacientes sequelados em todos os municípios serão atendidos pela oficina ortopédica móvel da Secretaria de Saúde

Programa Adorno Zero conscientiza servidores da saúde para evitar uso de acessórios


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo