Governo de Rondônia
Quarta, 12 de maio de 2021

INCLUSÃO

Quase 200 indígenas artesãos recebem carteira em Cacoal após ser inseridos cadastro brasileiro

24 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) entregou na quinta-feira (20), no Teatro Municipal de Cacoal, 180 carteiras para indígenas que foram inseridos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) numa parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do governo federal.

Ao todo foram ais de 250 indígenas da etnia Suruí cadastrados, outros atualizam cadastros para finalizar a emissão da carteira

Ao todo foram ais de 250 indígenas da etnia Suruí cadastrados, outros atualizam cadastros para finalizar a emissão da carteira

Agora com a carteira de artesãos, os indígenas da etnia Suruí poderão participar de todas as Feiras Regionais de Artesanato em Rondônia, que só no primeiro semestre deste ano tiveram abertos três editais. Outra oportunidade é a 6ª Rondônia Rural Show, de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná.

“Os indígenas foram cadastrados em 2016. Ao todo foram realizados mais de 250 cadastros. Devido à falta de alguns documentos apresentados pelos indígenas, não foi possível concluir todo o processo para emissão das carteiras”, disse Rodnei Paes, titular da Sejucel.

A carteira de artesão é emitida gratuitamente pelo governo de Rondônia com validade de quatro anos. Para algumas instituições financeiras é válida como fonte de renda.

O cadastro é realizado pela Coordenadoria de Artesanato da Sejucel, com agendamento das 9h às 12h pelo telefone (69) 3216 5131 ou no Teatro Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho. São necessários documentos pessoais, comprovante de residência duas fotos 3×4.

Caso o artesão trabalhe com mais de um tipo de produto, deve apresentar fotos distintas e fazer uma prévia apresentação do processo artesanal. Em Cacoal, os artesãos expuseram panelas de barro, cestas de cipó, cocar, anéis e brincos. Muitos desses foram produzidos com sementes de tucumã, dentes de animais de caça ou penas, entre ouros materiais adquiridos na floresta amazônica.

Leia mais:

Participação de municípios na Feira de Artesanato de Vilhena aumenta cadastro de artesãos

6ª Rondônia Rural Show está com inscrições abertas para artesãos de todo o estado

Cerca de 50 artesãos são cadastrados em Ji-Paraná e preenchem vagas da feira que será realizada no mês de agosto


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Sejucel
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe