Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Quase 40 escolas estaduais confirmam adesão ao programa Ensino Médio Inovador em Rondônia

18 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Implantado em 2009 pelo governo federal, o programa Ensino Médio Inovador prevê para o ano de 2017 investimentos de R$ 300 milhões, com participação de sete mil escolas, em todo o País. Em Rondônia, pelo menos 39 escolas estaduais confirmaram adesão ao programa, que tem por objetivo financiar ações inovadoras desenvolvidas pelos estudantes, ampliando o tempo de permanência nas instituições na perspectiva do ensino integral. A confirmação de adesão ao programa Ensino Médio Inovador ocorre até esta desta sexta-feira (18).

“O programa tem o objetivo de apoiar e fortalecer as experiências inovadoras nas escolas de Ensino Médio, promovendo a reestruturação dos currículos escolares, que serão trabalhados por área de conhecimento. É também seu objetivo atender às expectativas dos alunos e da sociedade, uma vez que nem todos querem participar do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], e nem todos vão para o mercado de trabalho. Então é necessário atuar no sentido de incentivar projetos para a vida futura deles”, afirmou a coordenadora estadual do programa, Francisca Valdecira Fialhes Diniz.

Nas escolas onde funciona o 1º ano do Ensino Médio, a sala de aula está equipada com roteador, receptor de satélite, webcam com microfone embutido, antena, TV, estabilizador e impressora

Prazo para escolas termina nesta sexta-feira

Segundo a coordenadora, as 39 escolas que confirmaram adesão irão receber recursos do governo federal para trabalhar oficinas com alunos, acrescentando uma hora de atividades agregadoras ao total de quatro horas obrigatórias destinadas ao currículo básico.

As ações propostas pelas escolas devem estar dentro dos seguintes campos: acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática; iniciação científica e pesquisa; mundo do trabalho, línguas estrangeiras, cultura corporal, artes, comunicação, uso de mídias e cultura digital; e protagonismo juvenil. Em fevereiro, segundo Francisca, as escolas devem apresentar o plano de ação para ter acesso aos recursos que serão utilizados.

Rondônia aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador em 2011, passando efetivamente a desenvolver ações nas escolas supervisionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a partir de 2013.   “A grande maioria das escolas que participaram do programa já se estruturou com os recursos repassados, estruturando laboratórios de ciências, entre outras aquisições”, pontuou a coordenadora.

A secretária Fatima Gavioli citou a experiência positiva desenvolvida pela Escola Estadual Nilo Coelho, de Ministro Andreazza, onde alunos e professores criaram a Feira Literária com a exposição e apresentação de poesias. Outra experiência, é a da Escola São Luiz, em Porto Velho, onde estudantes aprendem a língua espanhola, e já fizeram apresentação de canções nessa língua.

“O programa tem proporcionando algumas experiências exitosas, contribuindo para inovar o Ensino Médio. É um trabalho interdisciplinar, em que várias áreas do conhecimento estão envolvidas, tornando o currículo mais rico e dinâmico”, reforçou Francisca Valdecira.

As escolas de Rondônia selecionadas para o Programa Ensino Médio Inovador em 2017 são:

Alta Floresta

Padre Ezequiel Ramin

Juscelino Kubitschek de Oliveira

Artur da Costa  e Silva

Ariquemes

Anísio Teixeira

Professora Carmem Ione de Araújo

Buritis

Marechal Rondon

Buriti

Cacoal

Nilo Coelho

Cora Coralina

Cerejeiras

Tancredo de Almeida Neves

Costa Marques

Angelina dos Anjos

Jaru

Raimundo Catanhede

Primavera

Costa Junior

Professora Dayse Mara de Oliveira

Plácido de Castro

Josué Montello

Pedro Vieira de Melo

Ji-Paraná

Jovem Gonçalves Vilela

Juscelino Kubitschek

Carlos Drummond de Andrade

Ouro Preto

Aurélio Buarque de Holanda

Pioneira

Porto Velho

São Luiz

4 de Janeiro

Pimenta Bueno

Raimundo Euclides Barbosa

José Severino dos Santos

Benedito Laurindo Gonçalves

Felipe Camarão

Rolim de Moura

Juscelino Kubitschek

Aurelio Buarque de Holanda

Carlos Drummond de Andrade

Marechal Cândido Rondon

São Francisco do Guaporé

Campos Sales

Oswaldo Piana

Vilhena

Maria Arlete Toledo

José de Anchieta

Paulo de Assis Ribeiro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo