Governo de Rondônia
Segunda, 08 de março de 2021

11 DE AGOSTO

Quinta-feira é comemorado o Dia do Estudante

11 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

DIA-DO-ESTUDANTEO Dia do Estudante começou em 11 de agosto de 1827, quando D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais. Antes da criação desses cursos, os interessados em estudar as leis precisavam ir a Coimbra, em Portugal, onde havia o curso superior mais próximo.

Cem anos após a criação dos cursos de Direito, Celso Gand Ley sugeriu que a mesma data fosse escolhida para homenagear os estudantes. E, dessa forma, nasceu o Dia do Estudante, no ano de 1927.

RECONHECIMENTO

Nesta quinta-feira (11), há exatamente 189 anos após fixação da data, o governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), continua a reconhecer o esforço e o desempenho daquele (a) que dedica parte de seu tempo aos estudos:o (a) estudante.

“Quando se comemora o seu dia, a homenagem é apenas uma maneira de externar, de trazer ao conhecimento de das pessoas, o seu valor, mas, é sabido que, todos os dias são de vocês, estudantes da cidade e do campo, dos que estão na educação básica, aos doutores pesquisadores, destacou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, que afirmou exteriorizar a sua confiança na educação como um dos recursos para promoção dos estudantes, acrescentou: “ Estudantes rondonienses de todos os dias, valorosos pelo que esquadrinham; crescimento pessoal, vivencia da cidadania, respeito ao semelhante, valorização do Estado, e produção de ciência para a Nação.

“Sintam-se homenageados, parabenizados e incentivados a permanecerem firmes no propósito de transporem barreiras para atingirem lugares altos no conhecimento e na vida”, frisou a secretária.

CONQUISTAS

O estado de Rondônia tem progredido no processo de trazer e fazer permanecer os avanços conquistados para a uma educação integral, nas suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social e emocional.

Esse comprometimento assumido tem se consolidado por meio da Seduc, que dia a dia incrementa a Educação, a fim de cumprir com êxito seus objetivos para uma educação qualitativa.

Confirmação disso é uma das iniciativas que está dando certo, o Ensino Médio com Mediação Tecnológica, projeto desenvolvido em várias escolas da rede pública estadual de ensino, onde se faz necessária a sua implantação.

Cada discente inscrito no programa recebeu um computador portátil (netbooks), subsidiado pela Seduc, para trabalhar em sala de aula, e na casa dele, para aprimorar ainda mais os conhecimentos.

Neste ano, ainda, muitos estudantes da rede pública foram beneficiados. O governador Confúcio Moura promoveu a entrega de mais de três mil tablets para o projeto estadual ‘Aluno Digital ‘, o qual permite o acesso à internet na sala de aula, para obtenção de informações para conhecimentos educacionais, culturais, históricos, socioeconômicos e políticos do País e do mundo, disponíveis nas escolas, que fazem parte do projeto piloto.

Visando a continuação do favorecimento da classe estudantil, uma parceria firmada com o Movimento Rondônia pela Educação, deu início à campanha “ Todos pelo Enem: Você também faz parte”. Desenvolvidas nas escolas, e que vem preparando nossos estudantes, para a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulões de reforço e divulgação da plataforma Hora do Enem, programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (Mec) que disponibiliza plano de estudos com aulas e exercícios de acordo com a necessidade do aluno, um auxílio a mais na preparação para a prova que será realizada nos dias 5 e 6 de novembro do corrente ano.

É o governo Estadual, a Seduc e as Coordenadorias Regionais de Educação, trabalhando juntos para ofertarem aos estudantes rondonienses o melhor na área da educação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Claudilene Regis
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe