JIR

Reativação do JIR recebe adesão do interior do estado

09 de março de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

O Secretário de Estado da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – Secel junto com os técnicos da Ggrencia de Esportes, visitou quatro municípios na semana passada, com o objetivo de divulgar e discutir projetos diversos ao desenvolvimento desportivo, com destaque para a reativação dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, que devem ser disputados no segundo semestre desse ano.

A equipe, comandada pessoalmente pelo secretário Francisco Leilson, Chicão, teve também as presenças da gerente de esportes, Roselane Rivero, do técnico Ilmar Esteves e apoio de André Luiz.

Em cinco dias, o grupo visitou os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. O secretário afirma que em todos eles a equipe foi muito bem recebida pela comunidade desportiva, especialmente por secretários, gestores, professores de educação física e até pelo deputado Euclides Maciel de Ji-Paraná, que ouviram as propostas do governo sobre a reativação dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, paralisado desde 1986, penalizando milhares de jovens que tinham no evento uma opção de colocarem em prática seus talentos desportivos.

Nos encontros, os técnicos, além de exporem o projeto do JIR, fizeram um amplo diagnóstico desportivo comprovando a real situação dos espaços destinados às práticas e verificando se são da esfera municipal ou estadual. Além de buscar explicação detalhada sobre os Programas Federal do Ministério do Esporte.

Os técnicos aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto os tantos pontos negativos que afetam diretamente o desenvolvimento do esporte nos municípios, comprovando a total carência para se praticar convenientemente as atividades desportivas.

Rose Rivero explica o que encontrou nesse primeiro momento. “É como se precisássemos começar do zero para chegar a um patamar aceitável de desenvolvimento em cada comunidade que cresce a cada dia”. A gerente lembra ainda que o primeiro passo foi dado. “A SECEL foi lá, conheceu os problemas existentes, apresentou a mensagem do novo governo e voltou otimista com a busca de todos por dias melhores” afirma.

Sobre a infra-estrutura para sediar o JIR, Rose acrescenta que nesse primeiro momento, a cidade de Cacoal pode ser oficializada pela SECEL para receber os jogos nesta nova reedição, por possuir ginásios, quadra e campos inteiramente adequados para as competições, precisando somente de prefeitura dar seu aval para a sede se concretizar.

JIR

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, criado em 1983, pelo Governado Jorge Teixeira de Oliveira, é uma competição, dentro do ideal olímpico, disputada entre as seleções municipais em diversas modalidades esportivas, voltada para o desporto de alto-rendimento, com a efetiva participação das Federações Esportivas do Estado.

Texto: Emilli Sousa