Governo de Rondônia
28/03/2024

ADMINISTRAÇÃO

Recomendações e projetos marcam primeira reunião de trabalho do ano com o governador Confúcio e equipe

23 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

reunião com os secretarios  (23)

Governador se reuniu com todos os secretários

Recomendações e definição de alguns projetos marcaram a primeira reunião de trabalho do governador Confúcio Moura neste ano de 2016 com a equipe de secretários, superintendentes, dirigentes de autarquias e empresas, realizada na tarde dessa segunda-feira (22) no auditório do edifício Pacaas Novos, Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Convocada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, a reunião tratou de algumas áreas especificas, como a segurança pública, controle e transparência, finanças, planejamento, investimentos, tecnologia da informação e comunicação. Ao contrário de mais de uma dezena de estados brasileiros, o governo de Rondônia mantem indicadores fiscais ajustados, com rigoroso cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito a gastos com pessoal e limite de endividamento, entre outros.

Entre os projetos destacados, o governador Confúcio Moura pediu empenho para avançar no Infovia Rondônia, que é a utilização de fibra ótica para ampliar o uso da internet banda larga nas repartições públicas e espaços de uso comum da população. Ao lembrar a importância histórica do Palácio Presidente Vargas, “que abrigou todos os governadores”, determinou aos responsáveis que façam a manutenção adequada e agilizem a transformação do local para visitação pública. Outra proposta é modernizar a biblioteca Pontes Pinto, em Porto Velho.

O governador ressaltou a necessidade de se trabalhar firme e com seriedade para garantir a manutenção dos investimentos e contas públicas equilibradas e lembrou que o pagamento em dia dos salários e de fornecedores, por pouco que seja, movimenta o comércio dizendo que no ranking de serviços Rondônia é o único da região norte com dados positivos. “Então, manter a economia positiva do Estado depende muito dos senhores”, destacou.

Outra recomendação foi dirigida ao combate ao mosquito Aedes aegypti. O governador determinou para cada uma das secretarias e empresas vigiarem suas instalações, citando as 96 unidades da Polícia Militar e os escritórios da Emater em todo o Estado, como exemplos. “A limpeza tem de virar uma obsessão. É muito sério, todos nós estamos sujeitos a contrair doenças”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que o ano é de expectativa boa, ressaltando a necessidade de se manter o foco nas ações prioritárias e planejamento para os próximos três anos, recomendando articulação diária com a Superintendência de Comunicação (Secom).

O secretario recomendou para as áreas de Comunicação, Cerimonial e Finanças atenta observação às regras eleitorais. Essas áreas, pediu o secretário, devem integrar cartilha em elaboração pela Procuradoria Geral do Estado com orientação sobre as vedações em ano eleitoral, documento que, a pedido do governador, será encaminhado aos 52 prefeitos.

Emerson Castro pediu o comparecimento ao II Seminário de Gestão Pública, com início nesta quarta-feira (24). “Quem acha que não precisa aprender, morre na largada. Temos de estar constantemente nos capacitando, para manter a agudeza de raciocínio, e por sermos gestores temos de estar atualizados”, disse.

ORÇAMENTO

Mantendo posição de cautela, o secretário de Finanças Wagner de Freitas disse que Rondônia não vive numa redoma de vidro, por isso não cabe aumento de despesas na atual conjuntura. “Estamos bem porque o governador teve a coragem de em ano eleitoral não oferecer aumento salarial para ninguém. O Sr. tomou a decisão correta quando era candidato à reeleição”, disse.

O secretário lembrou que cerca de 90% do orçamento representam gastos com folha de pessoal, seguridade social (previdência) e dívida pública. “Se houver aumento não tem mais volta, não segura”, declarou.

IMPESSOALIDADE

O superintendente de Comunicação Domingues Júnior registrou o acerto da política de impessoalidade, com o governo tendo adotado o brasão e não uma logomarca como símbolo da comunicação oficial de Rondônia, também oferecendo resultados positivos a comunicação de relacionamento adotada com os gestores. Ele destacou ainda a realização de eventos como o Rondônia Rural Show, e a produção de conteúdo humanizado, destacando o cidadão, beneficiário das ações governamentais. Ele anunciou a realização, em 1º de março, de treinamento sobre mídias digitais para as assessorias de governo da área.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo