Governo de Rondônia
26/04/2024

PREVIDÊNCIA

Recursos Humanos do Governo de Rondônia são capacitados para atuar no atendimento a servidores em processo de aposentadoria

31 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A proximidade da aposentadoria pode gerar alegria, ansiedade ou tristeza. A forma como o novo desafio será encarado vai depender de como o trabalhador foi preparado ao longo da vida para este momento, que em geral é um recomeço.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado, com uma proposta para amenizar o stress causado pela chegada da aposentadoria, reuniu servidores de Recursos Humanos de alguns órgãos do poder Executivo para palestras e oficinas na quarta e quinta-feira (30 e 31), a fim de capacitá-los para atuarem juntos aos servidores que estão percorrendo o caminho para a aposentação, orientando quanto a documentação necessária, bem como oferecendo amparo social para um momento tão importante na vida profissional do servidor.

PRE APOSENT  31 MARÇO 2016

Palestras são realizadas na sede do Iperon

Planejamento Estratégico da Aposentadoria foi o tema da oficina desenvolvido pela assistente social do Tribunal de Justiça, Daniele Pacher, enquanto a diretora de Previdência do Instituto, Universa Lagos, fez uma abordagem sobre a instrução dos processos de aposentadoria, esclarecendo uma série dúvidas do dia a dia dos servidores.

A concessão de benefícios previdenciários, como pensão, aposentadoria, auxílio reclusão e salário família foram abordados pelo procurador geral do Iperon, Thiago Alencar na manhã desta quinta-feira (31). Seguida da oficina sobre Qualidade de Vida, ministrada pela fisioterapeuta Simone de Oliveira, do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).

O pré-aposentadoria é um projeto que será realizado outras vezes ao longo deste ano, para atender setores de Recursos Humanos de todos os órgãos que compõem o Executivo e principalmente aos servidores que estão na eminência de se aposentarem. Deste primeiro evento de 2016, participaram os RHs da Saúde, Educação, da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas, Secretaria de Finanças  e da Polícia Militar.

Segundo a diretora Universa Lagos, os RHs são parceiros do Instituto, mas há uma preocupação de chamar para estes eventos o próprio servidor que está próximo de desfrutar do beneficio da aposentadoria, uma vez que profissionais das áreas de saúde e social oferecem uma série de exercícios de interatividade, proporcionando mais tranquilidade para o enfrentamento desta nova fase, que para alguns  pode ser traumática.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Iperon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cursos, Economia, Evento, Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo