Governo de Rondônia
28/03/2024

CARNAVAL DA CIDADANIA

Secretarias de Estado e órgãos de segurança promovem campanha de carnaval unificada

06 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário estadual de Saúde Williames Pimentel destacou a importância da ação conjunta

O secretário de Saúde Williames Pimentel destacou a importância da ação conjunta

Com o objetivo de criar uma rede de proteção para a população, o governo de Rondônia lançou nesta sexta-feira (6), em Porto Velho, o Plano Operacional o Carnaval e a campanha unificada de todos os setores envolvidos nas ações. O tema é: “Carnaval com cidadania, sem violência com prevenção”.

Trata-se de uma união de órgãos como Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Detran, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), entre outros setores do governo que vão integrar uma força especial durante os dias de folia.

A meta é fazer uma convergência entre todas as atividades do governo em um trabalho conjunto, robusto e unificado. As ações vãos desde a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), fiscalização da Lei Seca – que proíbe dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas -, ampliação do efetivo da Polícia Militar no patrulhamento ostensivo, e reforço das unidades de saúde na Capital.

A campanha,  apresentada pelo diretor do Departamento de Comunicação do Governo de Rondônia (Decom), Domingues Júnior, trará no rádio, televisão e jornais chamamentos preventivos para o combate à violência, exploração sexual, DSTs, educação para o trânsito, doação de sangue e Lei Seca.

Pela primeira vez, o governo usa a comunicação alternativa para divulgação. Serão utilizados cerca de 100 busdoor – publicidade aplicada na traseira de ônibus coletivos -, banheiros químicos envelopados com a campanha em todo o circuito dos blocos, leques, além de todas as redes sociais.

Williames Pimentel, secretário de Estado da Saúde, representando o governador Confúcio Moura, falou sobre a importância de unir vários serviços oferecidos pelo governo em ação conjunta especial durante o carnaval. Ele alerta para o crescimento de traumas causados por acidentes de trânsito nos períodos de festas, chegando a quase 40%.

De acordo com o secretário, para atender toda a demanda da Capital e cidades do interior, a Sesau ampliou o número de ortopedistas por plantão, cirurgiões e anestesistas. Esta ação estratégica tem como base criar uma “reserva técnica” que será usada caso o número de atendimento saia da cota considerada normal.

PREVENÇÃO
O secretário adiantou que o combate as hepatites rivais – transmitidas através do sexo sem prevenção -, também terão destaque neste ano. Outro tema que terá atenção especial é gravidez precoce. Há dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que apontam partos do segundo filho em meninas com 11 anos.

Campanha inédita em Rondônia unifica ações do Governo

Campanha inédita em Rondônia unifica ações do Governo

O crescimento de infecção pelo vírus HIV entre jovens também foi destacado pelo secretário. Ele disse que o fato do tratamento contra Aids ter avançado fez com os jovens “relaxassem” na prevenção.

ACOLHIMENTO
Mais de 200 vagas para acolher, de forma voluntária, são oferecidas hoje para famílias de dependentes químicos. O trabalho realizado pela Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz) tem como foco o acolhimento do dependente sem a criminalização que havia antes.

Thiago Flores, que está à frente da Sepaz, afirma que a proposta humanista implantada pelo governo já começa a colher frutos. Segundo ele, a sociedade começa enxergar o dependente como uma pessoa doente que precisa ser ajudada. Isso, de acordo com Thiago Flores, tem facilitado o trabalho. Muitas famílias buscam o apoio do governo e tem obtido resposta.

No período do carnaval, técnicos e pessoal de apoio da Sepaz vão atuar falando sobre a importância de prevenir o primeiro contato com qualquer tipo de drogas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo