CURSO VIRTUAL

Rede escolar de Rondônia vai preparar 760 conselheiros para a melhoria da educação

13 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Distribuídos em 19 turmas, 760 conselheiros estarão aptos a melhorar a qualidade da educação socialmente referenciada em Rondônia, a partir de setembro. Essa é a expectativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ao promover curso com ambiente virtual de aprendizagem, com início previsto para o próximo dia 1º de setembro.

Projeto de correção de fluxo escolar do 1º ao 5º ano do Ensino-Fundamental do Estado de Rondônia. 29-04--71

Curso pretende fortalecer gestão democrática nas escolas

As Secretarias Municipais de Educação de Cerejeiras, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena aderiram à proposta nesta etapa. Outros municípios interessados só terão oportunidade no início de 2016.

O curso promovido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que cumpre o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“Pretendemos fortalecer cada vez mais a gestão democrática na educação, e isso se faz com a participação direta da comunidade”, disse a subgerente de Controle, Acompanhamento e Gestão Escolar da Seduc, Elizabete Matia de Siqueira.

Segundo ela, cada turma com 40 participantes divide a metade das vagas para escolas estaduais; e outra metade para as municipais. “No geral, os temas tratam diretamente da vida escolar e da relevância da participação  de todos na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas”, explicou Elizabete de Siqueira.

Das 40h do curso, 9h serão destinadas especificamente a tratar da constituição e funções do Conselho Escolar; e 12h serão para três encontros presenciais, onde os participantes serão estimulados ao debate e aprofundamento dos temas tratados no ambiente virtual.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade