Governo de Rondônia
25/04/2024

REINSERÇÃO SOCIAL

Reeducandas confeccionam materiais ecologicamente corretos para atender crianças carentes de Rondônia

21 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reeducando confecciona pasta com produto de reciclagem

Reeducando confecciona pasta com produto de reciclagem de banners

Doze, das 130 reeducandas do Penitenciária Estadual Feminina (PEFEM) de Porto Velho, participam do projeto 2Rs: Reabilitando pela Reciclagem, promovido pelo Ministério Público de Rondônia por meio da promotoria do meio ambiente e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Conselho da Comunidade e Faculdade São Lucas. O compromisso da unidade penitenciária com o Ministério Público é de entregar por mês, aproximadamente 300 produtos confeccionados a partir de banners.

Depois de pronto, todo material é doado pelo órgão a crianças carentes de Rondônia. O trabalho social continuo é desenvolvido desde 2012 dentro da penitenciária. O banner descartado é fornecido pela Promotoria do Meio Ambiente e todo restante do material utilizado na fabricação das peças são doados pela Associação da Comunidade. As máquinas de costura foram adquiridas por meio de um convênio entre Governo de Rondônia e Governo Federal através do Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap). Hoje a unidade conta com 16 máquinas sendo; 10 de costura reta, duas interlook, duas overlook e uma galoneira.

Duas turmas, uma pela manhã com oito apenadas e outra à tarde com quatro, se revezam na produção. As reeducandas que passaram por um curso de capacitação, fabricam objetos derivados dos banners como: mochilas, pastas, estojos, dentre outros. Em contrapartida ao trabalho e como incentivo, as apenadas recebem remuneração de trezentos reais e o benefício da remissão da pena, prevista na Lei de Execução Penal. Uma das condicionantes para a participação nas atividades é o bom relacionamento diário na unidade.

O secretário de Estado de Justiça, Marcos Rocha, afirma que esse projeto faz parte das ações de reinserção social que vem sendo desenvolvida pela secretaria. “Os materiais são produzidos pelas internas do sistema penitenciário estadual, que além de contribuírem para redução de resíduos cuja decomposição é prolongada no meio ambiente, também aprendem uma nova profissão, gerando a expectativa de que após o período de detenção, as atividades desenvolvidas no projeto possam ajudá-las no processo de regresso à sociedade”, concluiu.

Ambiente de produção dos materiais reciclados do projeto 2r's

Ambiente de produção dos materiais reciclados do projeto 2r’s

De acordo com a diretora do estabelecimento penal, Maria da Conceição, a intenção é ocupar a mão de obra dessas internas. “O projeto 2Rs: Reabilitando pela Reciclagem, tem sido muito produtivo e dado bons resultados. O material é de ótima qualidade e acabamento. Entendemos que iniciativas como essas são fundamentais para inclusão social das internas, tendo em vista que a capacitação profissional abre portas para o mercado de trabalho”, destaca.

Raimunda Silva de 37 anos de idade cumpre pena desde 2009 na unidade, já foi aluna e hoje é instrutora no curso de costura de material reciclável. “Quando sair daqui, dentro de alguns dias, pretendo ajudar minha família trabalhando com o que aprendi aqui dentro e um dia quero ter minha própria cooperativa de material reciclável,” comentou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Deane Araújo
Fotos: Celene Gomes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Justiça, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo