Governo de Rondônia
25/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Reeducandos confeccionam camisetas para alunos do Sistema Penitenciário de Porto Velho

21 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Corte, costura, serigrafia e teste de qualidade são realizados pelos reeducandos

Corte, costura, serigrafia e teste de qualidade são realizados pelos reeducandos

Os reeducandos que laboram na Fábrica de Bolas da Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro confeccionaram 500 camisetas para a Escola Madeira-Mamoré, unidade de ensino localizada dentro do Sistema Penitenciário, em Porto Velho. A produção foi realizada em uma semana por 32 internos que participam do Projeto Pintando a Liberdade.

A parceria entre o Conselho da Comunidade e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) proporciona há cerca de dois anos a continuidade do projeto que estimula a ressocialização do apenado. Com o fornecimento de tecidos adquiridos pelo Conselho, os reeducandos trabalharam com corte, costura, serigrafia e teste de qualidade em 500 camisetas.

Os uniformes nas cores branca, amarela e verde vestem os alunos que estudam nas escolas das unidades prisionais de Porto Velho, servindo para diferenciá-los dos demais reeducandos que participam de atividades laborais e funcionários do sistema penitenciário.

A mão de obra específica do reeducando nesta atividade possui o diferencial com a produção realizada em máquinas para costura reta e em overloque. Todos os reeducandos que participam do Projeto Pintando a Liberdade são capacitados, com o objetivo de sair do sistema, ao cumprimento da pena, com uma qualificação e expectativa de trabalho na sociedade. “O reeducando é reinserido a partir de um processo de aprendizagem, onde na sociedade ele vai comercializar o que aprendeu a fazer”, ressaltou Elias Rodrigues, coordenador do projeto.

A Fábrica de Bolas está aguardando a conclusão de processos de convênios que apoiarão na continuidade ao projeto. Segundo o gerente de reinserção, Anderson Dias, mais de dois mil reeducandos participaram do projeto no Ênio. Toda a produção de bolas, redes e camisetas, é doada às escolas da capital e interior do Estado de Rondônia.

Leia mais:
Fábrica de Bolas dentro de unidade prisional é referência na ressocialização de apenados em Rondônia
Redes das traves do Estádio Aluízio Ferreira foram confeccionadas por reeducandos do Ênio Pinheiro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Elias Rodrigues/Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Esporte, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo