Governo de Rondônia
19/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Reeducandos do sistema prisional de Rondônia recebem o cartão bancário para movimentar o salário pelos serviços prestados

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega do cartão

Entrega do cartão

Os reeducandos do sistema prisional, que trabalham com remuneração, começaram a receber o cartão de conta própria bancária da Secretaria de Justiça de Estado de Rondônia (Sejus), por meio do Fundo Penitenciário. A solenidade de entrega aconteceu na sexta-feira (7), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Cerca de 600 reeducandos do sistema de regime semi-aberto e fechado trabalham e recebem seus salários. Inicialmente, o recebimento da remuneração era realizado em depósito e o reeducando sacava em uma agência bancária apresentando o documento pessoal CPF. Agora, todos os que receberam o cartão possuem contas corrente e poupança. “É uma das formas de valorização”, disse o coordenador do fundo penitenciário, Adamir Ferreira da Silva.

Para a Sejus, os cartões devolvem aos reeducandos uma parte da sua cidadania. As exigências são muitas ao solicitar abertura de conta em uma agência e muitas pessoas, mesmo em liberdade na sociedade, não conseguem cumpri-las.

“A vontade do Governo do Estado possibilita o retorno dos reeducandos ao processo social. Começar a resgatar essa cidadania é muito importante, por terem autonomia de entrar em uma agência e movimentar seu próprio dinheiro. Recebendo em conta, o reeducando tem a facilidade de operar seu pagamento”, explicou o secretário adjunto Marcus Amaral, que participou da solenidade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo