BASE NACIONAL

Referencial Curricular do Estado de Rondônia é lançado em evento online

22 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro teve início às 11h e contou com a presença online do governador Coronel Marcos Rocha, o secretário de Educação Suamy Lacerda, bem como representantes da ALE, MP, Undime, entre outros

Mais uma vez o Governo chega ao patamar de destaque e avança na Educação. Nesta terça-feira (22) foi lançado oficialmente o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO) pelo canal do youtube Núcleo de Tecnologia Educacional – Rolim Moura. De iniciativa do Governo, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os órgãos colaboradores, o referencial delineia um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, dedicado aos estudantes da educação infantil e ao ensino fundamental dos anos iniciais e finais.

O Referencial Curricular possui caráter normativo e será disponibilizado em mídia a todo o Estado de Rondônia. A Seduc, por meio da Diretoria Geral e da Gerência de Informação e Capacitação Técnica Pedagógica, em regime de colaboração com 52 municípios, pactuou com o Governo Federal a reelaboração do novo referencial em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A construção da versão preliminar do currículo contou com a participação da União Nacional de Dirigentes Municipais (Undime), outras entidades e organizações do âmbito educacional. Em 2018, o documento foi disponibilizado para consulta pública, desde então passou por diversos processos, como encontros estaduais e municipais, resultando ao final, em 6.500 contribuições.

Já em dezembro de 2018, o Conselho Estadual de Educação realizou uma plenária para avaliação e aprovação que contou com a presença de representantes institucionais e membros da sociedade civil. Com referencial aprovado, o primeiro ciclo foi concluído.

O segundo ciclo será a oferta de formação continuada a professores, gestores, orientadores e supervisores educacionais pertencentes à rede municipal e estadual. Este último ciclo tem por objetivo expandir o conhecimento do referencial, a fim de propiciar abordagem prática com novo currículo.

Para o secretário de Estado da Educação, Suamy Lacerda, é uma satisfação a apresentação desta ferramenta pedagógica à sociedade. “O Estado de Rondônia conta com diversas vitórias no âmbito educacional e isso se deve ao trabalho e esforço da equipe atuante. O novo referencial, muito discutido nacionalmente e internamente, norteará o caminho de sucesso da educação. Hoje tenho certeza, que nos levará a trilha agradável e eficaz no ensino pedagógico”, pontua.

De acordo com a Seduc, as formações acerca do referencial curricular do Estado de Rondônia estão em constante ascensão e vem contemplando um contingente expressivo de profissionais que buscam informações, orientações e estratégias pedagógicas. Para o governador, coronel Marcos Rocha, ter como fundamento a Base Nacional Comum Curricular é de suma importância para instalação do novo referencial, isto porque o Estado precisa ter uma paridade naquilo que é realizado nas escolas.

“Já tive oportunidade de ser diretor de escola, de ser coordenação da educação, secretário municipal de educação e sei o quanto é difícil trabalhar com a educação, nos deparamos com muitos alunos com necessidades e sonhos, por essa razão, nós como Governo devemos proporcionar incentivos para levar conhecimento adequado para cada um deles, somente assim nosso Estado avançará e terá uma educação de qualidade”, finaliza.

Mesmo em tempos de pandemia, circunstância que causou interrupção dos eventos formais presenciais, a Seduc vem trabalhando firmemente e dando continuidade, de forma remota, aos trabalhos previamente programados para 2020. Os eventos virtuais fazem parte da medida protetiva do Governo, para evitar contágio pelo novo coronavírus.

Participaram da live, o governador, coronel Marcos Rocha; o secretário de Educação, Suamy Lacerda; presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, o deputado estadual Lazinho da Fetagro. Bem como, representantes da Promotoria de Justiça da Educação, da Undine, da Diretoria Geral da Educação e Gerente de Informação e Capacitação Técnica Pedagógico da Educação do Estado de Rondônia e professores.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça