16/04/2024

CAPITAL

Reforma de rodoviária já conta com novos banheiros

05 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6 - novos banheirosA partir desta segunda-feira (05-05) a Rodoviária de Porto Velho passa a contar com os banheiros novos construídos pelo governo estadual, como parte da reforma geral que está em execução por parte do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), que assumiu a administração do terminal no segundo semestre de 2013. Os novos banheiros ‘padrão aeroporto’ começaram a funcionar às 11 horas desta segunda-feira. Simultaneamente foi interditado o banheiro antigo.6 - banheiros 1

Ricardo Souza Freire, administrador do terminal rodoviário, detalha que a ala masculina é composta por oito banheiros, sendo um exclusivo para cadeirantes e dois para tomar banho. No feminino são outros oito banheiros, sendo um para cadeirante e três para banho. Na obra, conforme Ricardo Freire, o governo estadual investiu R$ 148 mil.

O administrador frisa que o governo assumiu a administração da rodoviária em julho de 2013. Na ocasião, relata Ricardo, o governador Confúcio Moura solicitou um relatório detalhado das condições do terminal e em seguida autorizou o inicio da reforma. “O DER já fez a pintura completa, construiu os banheiros, está reformando o muro e está licitando o piso completo do saguão e das plataformas”, acrescenta.

6 - ruth mariaOs novos banheiros serão administrados pela Associação de Pessoas com Deficiência de Porto Velho (Asdef). A presidente da entidade, Ruth Maria Pereira dos Santos, comemora as benfeitorias na rodoviária. Ela conta que a obra vai gerar renda para a associação e empregos para deficientes.

Os novos banheiros também foram elogiados pelo taxista Geraldo Onofre da Silva, representante da Associação dos Taxistas da Rodoviária de Porto Velho. “Agora, podemos contar com banheiros dignos. Trabalho aqui há quase 30 anos e nunca presenciei qualquer melhoria. Os banheiros que usávamos eram uma vergonha”, desabafa o taxista.

6 - josé wilsonJosé Wilson é dono do guarda-volumes da rodoviária, trabalhando no mesmo local há mais de 30 anos. Ele diz que só utilizava o banheiro velho em última ocasião.

Texto: Nilson Nascimento - Assessoria DER
Fotos: Nilson Nascimento