SEGURANÇA

Região de Ariquemes terá Patrulha Rural

04 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - Patrulha RuralEm uma ação conjunta entre as secretarias estaduais de Agricultura e a de Segurança, Defesa e Cidadania, o governo de Rondônia lançou nesta quinta-feira, 3, em Ariquemes, o projeto Patrulha Rural, com a doação de veículos para a Polícia Militar atuar no combate a conflitos agrários e na segurança ao homem do campo.

5 - VIATURAS 1Durante a solenidade que contou com a participação do governador Confúcio Moura, Tenente Coronel Enedy Dias, comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar de Ariquemes apresentou números que comprovam a necessidade de um trabalho de segurança especificamente destinado ao homem do campo. “A região do Vale do Jamari possui hoje 23 fazendas com conflitos agrários. O número de ocorrências na área rural também é preocupante”.

Enedy Dias destacou as conquistas do 7° BPM que desde o ano de 2011 vem apresentando significativos resultados no combate à criminalidade. “Neste período recebemos 11 novas caminhonetes que vem contribuindo significativamente para o atendimento das ocorrências. Agora recebemos do governo do estado mais seis     caminhonetes entregues neste ato solene e duas que deverão ser entregues ainda esta semana”. Das caminhonetes entregues na solenidade 04 atuarão especificamente no projeto Patrulha Rural.

Evandro Padovani, secretário da Seagri, mencionou a ação conjunta entre as secretarias de estado na atuação e combate aos conflitos rurais. “A Seagri repassou por convênio à Sesdec um total de R$ 261 mil de contrapartida na aquisição dos veículos”. O secretário mencionou importante realização do ano de 2013, em que através de uma parceria do governo do estado e governo federal foram entregues seis mil títulos de regularização fundiária, tendo uma meta para o ano de 2014 de outros cinco mil títulos. “A regularização das terras é umas das ações mais eficazes para o combate aos enfretamentos rurais, e o governo do estado vem trabalhando para alcançar o maior resultado através destas ações”.

Secretário Reis, que passará à titularidade da Sesdec

Representando a Sesdec, o secretário adjunto, Antônio Carlos Reis, destacou a cooperação da Polícia Militar de Ariquemes, que vem destinando grande empenho em coibir a criminalidade da região, sendo o patrulhamento rural de fundamental importância para a redução dos enfrentamentos rurais.

A solenidade, realizada no Batalhão da Polícia Militar de Ariquemes, contou com a participação de autoridades como o prefeito Lorival Amorim que informou sobre a abertura do processo licitatório para a aquisição de 40 câmeras de segurança a serem instaladas das ruas do município também para inibição ao crime e citou projetos desenvolvidos com o governo do estado, como o de asfaltamento de 100% das ruas da cidade. Participaram ainda do evento do vereador Vânio Marques, os deputados Adelino Follador e Edvaldo Soares.

Durante a solenidade, policiais do 7° BPM foram homenageados com certificados de destaque e destacados com atos importantes de combate à criminalidade.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Camila Olisanto