DESPORTO ESCOLAR

Regional Centro Oeste mobiliza 794 atletas de 45 escolas até quarta-feira em Ji-Paraná nos Jogos Escolares de Rondônia

24 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Evento esportivo em Ji-Paraná é destinado a alunos-atletas de 12 a 17 anos

Alunos-atletas de 45 escolas públicas e particulares de sete cidades da região central seguem na competição em busca de classificação para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em 14 modalidades coletivas, individuais e paralímpicas. A abertura dos jogos da regional Centro Oeste ocorreu na sexta-feira (21), no ginásio poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), em Ji-Paraná, e segue até quarta-feira (26) envolvendo 794 estudantes.

A competição local é classificatória aos alunos-atletas de 12 a 17 anos masculinos e femininos para as etapas estaduais. A primeira será de 14 a 21 de agosto em Porto Velho nas modalidades coletivas. De 30 de agosto a 2 de setembro, Vilhena sedia a etapa estadual paralímpica. Os alunos-atletas classificados nas modalidades individuais se reencontram em Ji-Paraná de 4 a 9 de outubro para o estadual.

Os campeões das modalidades olímpicas representarão Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Em Palmas (TO), ocorrerão os jogos coletivos, de 11 a 15 de setembro. As provas, disputas e partidas individuais estão programadas pela os dias 15 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). As Paralimpíadas Escolares tem programação para os dias 18 a 23 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

A primeira rodada da fase Regional Centro Oeste, no decorrer do sábado em Ji-Paraná, iniciou simultaneamente em várias praças esportivas nas modalidades coletivas olímpicas de basquetebol, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia. Nas modalidades individuais, os alunos-atletas competiram no atletismo, judô, tênis de mesa e xadrez.

Os atletas paralímpicos estão inseridos no Joer Regional Centro Oeste nas modalidades de atletismo, bocha adaptada e bocha convencional. Esta última encerrou atividade no domingo. Participam da fase regional em Ji-Paraná os representantes dos municípios de Teixeirópolis, Alvorada do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Presidente Médici, Mirante da Serra e Ji-Paraná.

Rondônia já conquistou medalha em competição nacional no basquetebol

Para conduzir o evento esportivo regional a comissão técnica é formada por 51 dirigentes, 60 árbitros, outros 30 voluntários e mais o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), sob a competência da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Física, Artes, Cultura e Esporte Escolar (Gefacee).

Paralelo ao Joer será realizado o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), na terça-feira e quarta-feira, no auditório da Coordenadoria Regional de Educação. O evento fomenta a descoberta de talentos em várias artes, como fotografia, cinema, música, dança, teatro, desenho e pintura.

“O Joer é uma referência para o Brasil. O evento é sustentado pelo governo estadual que reconhece os jogos como mecanismo impulsionador de prática esportiva como instrumento educativo. É um investimento sólido do dinheiro público que traz retorno na formação esportiva dos estudantes,” evidenciou o professor Ítalo Aguiar, o gerente da Gefacee.

A abertura oficial da fase regional Centro Oeste, ocorrida na noite de sexta-feira no Gerivaldão seguiu o protocolo oficial dos eventos esportivos da Seduc e agregou atrativos apoteóticos.

Atletas paralímpicos buscam classificação para a etapa estadual

A cerimônia iniciou com a composição da tribuna de honra, entrada das delegações, execução de hinos, pronunciamento oficial de autoridades, seguido de apresentações artísticas, juramentos, condução da tocha olímpica até ao acendimento da pira.

No sábado e domingo a secretária adjunta de Educação, professora Conceição Alves, acompanhou diversas competições em Ji-Paraná, após prestigiar as fases regionais do Joer em Pimenta Bueno, na semana passada, e Vilhena, que ocorre no mesmo período de Ji-Paraná.

Ao longo da história do Joer esta é a primeira participação direta de titular da Seduc nas edições regionais. A visita da secretária adjunta tem a finalidade de verificar de perto a concepção logística e o pleno funcionamento do evento esportivo escolar.

“O alinhamento logístico do Joer é de interesse do governador Marcos Rocha, que busca a economicidade de gastos na gestão estadual. E essa conduta está sendo executada conforme as orientações do governador”, disse a secretária Conceição Alves, que deve conferir de perto as realizações das demais fases regionais.

Para a coordenadora regional de educação em Ji-Paraná, professora Rosângela Marum, o comparecimento da secretária Conceição Alves no Joer é a presença do governo. “Sentimos honrados com a visita, ocasião em que pudemos promover avaliações pertinentes a educação como um todo”, disse a coordenadora.

Modalidades coletivas do Joer e ocais de competição

Futsal – Ginásios Gerivaldão e Adão Lamota
Futebol – Campo do Cantareira
Basquetebol – Escola Estadual Gonçalves Dias